Poupar

Como fazer uma festa de Halloween barata (e em segurança)

4 min

Quer entreter os miúdos no Dia das Bruxas, mas está preocupado com a Covid-19? Veja neste artigo como criar diversões baratas e em segurança.

Data de publicação 2020 M10 29

O Halloween está a chegar e, provavelmente, já está a pensar numa forma de entreter os miúdos, sem gastar muito dinheiro e, principalmente, em segurança. A boa notícia é: não há nada que a imaginação não resolva. O Contas Connosco recolheu sugestões que estão a ser postas em prática um pouco por todo o mundo, de forma a criar diversão, mantendo todos os cuidados essenciais no contexto da Covid-19. Já que também vai ter de usar máscara, que tal aproveitar a oportunidade para se mascarar a sério?

Aposte no tempo em família

É natural que as crianças queiram estar com os amigos, mas, com o aumento do número de casos de Covid-19, não é aconselhável. Por isso, já que o dia 31 de outubro, este ano, calha ao fim-de-semana, aproveite para fazer um dia temático em casa: aposte numa decoração alusiva ao Dia das Bruxas com abóboras, cartolinas e velas dentro de frascos, prepare o menu favorito das crianças e crie jogos temáticos ou programe uma sessão de filmes de terror (adequados à idade deles, claro). Se os miúdos sentirem falta dos amigos ou de outros elementos da família, lembre-se das soluções que arranjou durante a quarentena e junte-se a eles por videochamada.

Planeie o dia com atividades e faça a sua própria decoração

Com algum jeito e criatividade, poderá decorar a sua casa, sem gastar muito dinheiro. Idealmente, envolva as crianças nas atividades. Algumas ideias:

  1. Faça morcegos, e não só, de cartolina ou papel. Descarregue o ficheiro no final deste artigo, imprima e utilize as nossas sugestões de moldes de morcegos, bruxas, fantasmas e muito mais para decorar. Copie para folhas papel ou de cartolina, recorte e aplique nas paredes lá de casa. 
  2. Balões ou fantasmas? Pode comprar um conjunto de balões brancos, cor de laranja ou roxos. Encha-os e pinte uns olhos e uma boca de fantasma com uma caneta de feltro preta. 
  3. Crie teias de aranha. Há muita gente que detesta aranhas e foge delas a sete pés. Arranje linha preta, coloque-a sobre uma cartolina branca e, com a ajuda de agrafos, construa uma teia. Mais uma vez, pode pesquisar na Internet para perceber como fazer o desenho.
  4. Não pode faltar uma abóbora. Arranje uma abóbora para fazer uma máscara com um sorriso assustador.

Aproveite a máscara… para se mascarar

Já que uma das medidas de proteção contra a Covid-19 é usar máscara, sobretudo em locais fechados, aproveite a oportunidade para sensibilizar as crianças. Faça uma máscara a condizer com o disfarce de Halloween dos seus filhos. Tenha, apenas, em atenção que não deve pintar as máscaras porque algumas tintas podem ser tóxicas.

Para o resto do disfarce, também não precisa de gastar muito dinheiro. Comece por procurar roupa antiga - ou que já não use - nos roupeiros de casa. Se escolher o disfarce de bruxa, basta uma roupa preta; se for de fantasma, aproveite um lençol velho. A maquilhagem também é importante: os olhos delineados a lápis preto e “manchas de sangue” no rosto fazem as delícias dos mais pequenos. 

Substitua o Trick or Treat pelo Grab and Go

Em alguns bairros norte-americanos começaram a surgir novas tradições para substituir o célebre "Doce ou Travessura” de forma a respeitar as medidas de higiene e segurança por causa da Covid-19. Uma das opções é colocar uma mesa à entrada de casa, com saquinhos de guloseimas individuais.

Assim, as crianças só têm de “Grab and Go”, ou seja, agarrar num dos saquinhos e prosseguir, sem qualquer contacto com outras pessoas ou com os doces. Outra alternativa, mais original, é construir um “canhão” ou uma “manga” de doces. Pode aproveitar um tubo de plástico ou construir um em cartolina mais rígida. Numa ponta, entram os doces, previamente embalados em doses individuais; na outra, as crianças da vizinhança recolhem-nos, em segurança.

Improvise jogos e brincadeiras com os miúdos

Da mesma forma que existe o Pai Natal ou o Coelho da Páscoa, experimente criar um personagem mais ou menos assustador para aparecer, de forma inesperada, em sua casa. Pode ser, por exemplo, “A Abóbora Assombrada” ou o “Fantasma do Halloween”. Dê asas à sua imaginação. Outra brincadeira poderá passar pela “Boneca Assustadora”: arranje uma boneca (ou faça uma com restos de materiais e roupa) e, todos os dias, alguém da família fica responsável por deixá-la num local diferente da casa, de forma a apanhar de surpresa - e assustar! - os restantes elementos. Pode também fazer uma caça ao tesouro com temas específicos do Dia das Bruxas. Pesquise na internet algumas curiosidades e faça com que as crianças respondam às perguntas, de forma a seguirem as próximas pistas e, no final, chegaram ao pote cheio de guloseimas.


Se tiver de fazer algumas compras para criar uma decoração a rigor ou ter um menu à altura do Dia das Bruxas, dê preferência a produtos portugueses. Em época de crise, mais do que nunca, é importante ajudar os comerciantes locais e a economia nacional.

Compras Online

Cada vez mais portugueses optam por comprar online. Mas será que está a par de como fazer? Ou que risco pode evitar? Mostramos como fazer compras em segurança e ainda como pode poupar nas compras online.

Saiba como se proteger de uma fraude com cartões bancários

Investimentos

Saiba como se proteger de uma fraude com cartões bancários

4 min
Utilize cartões pré-pagos para gerir o orçamento

Poupar

Utilize cartões pré-pagos para gerir o orçamento

2 min
Dicas para fazer compras online

Poupar

Dicas para fazer compras online

3 min
Compras pela Internet: tem 14 dias para mudar de ideias

Direitos e Deveres

Compras pela Internet: tem 14 dias para mudar de ideias

1 min
Fazer compras online mais seguras

Poupar

Fazer compras online mais seguras

2 min
Aproveite os saldos e compre "online"

Poupar

Aproveite os saldos e compre "online"

2 min