Poupar

Como cumprir à risca as resoluções de ano novo

2 min

Começou o ano e quer mudar de vida? É preciso seguir algumas regras para que as suas metas para 2017 sejam alcançadas. Saiba como.

Ano novo, vida nova. É comum janeiro ser o mês de mudança, de estabelecer prioridades e metas. Emagrecer, deixar de fumar, poupar dinheiro ou montar um negócio são algumas das resoluções de ano novo mais comuns. Mas não basta querer, é preciso construir uma estratégia para se conseguir cumprir objetivos.

Se quiser tornar-se empreendedor, antes de abrir o seu próprio negócio deve estudar bem o mercado e perceber se o produto e/ou serviço é diferenciador e dá resposta a uma lacuna na oferta. Se for preciso, peça ajuda, há vários aceleradores de empresas e de ideias no país.

Se não quer ter um negócio novo, mas apenas um hobbie com que se entreter, prepare-se bem. Se puder, faça um curso de especialização na área que pretende. O importante é não desistir, uma vez que vários estudos demonstram os benefícios de exercer atividades por prazer a nível físico e mental.

Se o que pretende é tornar-se mais saudável, deve começar por mudar a sua alimentação. Comer menos carne, evitar os fritos e os doces e consumir mais leguminosas e fruta.

Fazer exercício, nem que seja 30 minutos a andar, vai torná-lo mais saudável e facilitar a concretização de outra meta: Emagrecer. Porém, se tem quilos a mais e os quer perder, convém cumprir à risca um plano alimentar. Tente ser acompanhado por um nutricionista.  

A juntar a isto, deixar de fumar pode ajudar a ter uma saúde de ferro. Mas, atenção, acabar com o vício do tabaco é das resoluções mais difíceis de tomar. O ideal está em optar por tratamentos de choque. Que tal uma nova tecnologia laser especial de baixa intensidade?

Se não tem horários e passa muito tempo do dia na cama de manhã, estabeleça horas para adormecer e acordar. Tente relaxar uma hora antes de dormir para que seja mais fácil conseguir fazê-lo e programe o despertador para tocar cedo. Assim, vai conseguir aproveitar melhor as horas de que dispõe e fazer o que mais gosta.

No início de um novo ano, há quem ganhe consciência que tem muita ‘tralha’ em casa e que é preciso ver-se livre dela. Não receie fazê-lo. O segredo passa por arrumar a casa sozinho, sem música, e num único dia (agende-o no calendário). Junte todos os objetos por categoria, veja-os um por um para perceber o que cada um significa para si.

Se quer ler mais, mas não tem tempo, compre livros de bolso. Assim, não tem desculpas para não os ler nos transportes ou durante a hora de almoço. É mais saudável ler do que estar sempre ao telemóvel e ao computador. Esta opção também o ajuda a fazer um ‘detox’ digital.

Uma das mais importantes resoluções do ano pode ser a de poupar dinheiro. Para o fazer de forma rigorosa, abra uma conta poupança, tente renegociar contratos e evite despesas supérfluas.