Investir

Como conseguir dinheiro extra

2 min

Existem várias formas de conseguir algum rendimento extra. Deixamos-lhe algumas sugestões que lhe podem interessar. Veja quais são.

O aumento de impostos e cortes de salários levou a que muitas famílias tivessem perdido poder de compra e, consequentemente, viram-se obrigadas a ajustar o seu orçamento. Se, por exemplo, a poupança é importante para si e gostava de começar a constituir um pé-de-meia mas não sabe como conseguir arranjar algum dinheiro extra, deixamos-lhe algumas sugestões. 

1.    Cliente mistério – Esta é uma técnica utilizada pelas empresas para avaliarem os seus serviços do ponto de vista do cliente. Desta forma, ao vestir a pele de um cliente mistério terá de realizar uma visita a uma determinada empresa e com o perfil que lhe indicarem deverá solicitar informações ou serviços. No final, tem de realizar um relatório sobre essa visita. Existem várias empresas que atuam nesta área e, numa pesquisa rápida na internet poderá encontrar várias opções como é o caso da Marktest ou da Multidados.

2.    Figurante – Não precisa de ser modelo, saber desfilar ou ter as medidas ideais. Para ser figurante, quer num programa de televisão, quer num anúncio, são precisas pessoas de todas as formas e feitios e praticamente todos os perfis acabam por se adaptar a algum cenário. Existem várias agências de figurantes como a Tripé Visual ou Espaço Fama. Pode também inscrever-se na comunidade online de artistas nacionais Castingstars Portugal. Apenas tem de fazer um perfil e depois juntar-se a grupos de interesse para estar a par dos castings.

3.    Sondagens pela internet – Pode conseguir ganhar dinheiro sem sair de casa. Basta inscrever-se numa empresa de estudos de mercado e esperar que lhe sejam enviados os questionários. Não conte com nenhuma fortuna mas sempre são alguns euros a mais que entram na sua conta. Pode inscrever-se, por exemplo, na Q21 ou na Multidados.

4.    Vender artigos que não usa – Se tem alguns livros que já estão a ganhar pó, um telemóvel antigo, um sofá ou mesa que já não se enquadram na sua decoração vender esse artigos pode ser uma boa forma de conseguir um rendimento extra. Mesmo quando nos parece que ninguém poderá vir a comprar, é sempre possível encontrar algum interessado. Pode recorrer aos sites OLX, Custo JustoCoisas ou Clasf para colocar o seu anúncio gratuito.

5.    Alugar um quarto – Tem um quarto livre em casa? Dividir as despesas pode ser uma boa forma de conseguir aliviar algum do seu rendimento e canalizá-lo para um objetivo pessoal. Quer seja temporária ou definitivamente deve sempre ter algum cuidado na pessoa que coloca em sua casa. Procure preferencialmente junto de amigos e familiares, ou então pode sempre consultar os classificados dos jornais ou sites como BQuarto.

6.    Dar uso às suas habilidades – Se tem jeito para fazer bolos, pintar, desenhar, costurar, ou qualquer outra habilidade, transforme esse talento em dinheiro. Além de estar a fazer algo que gosta sempre consegue aumentar o seu rendimento. Para divulgar os seus produtos pode recorrer a redes sociais, como o Facebook, e criar uma página onde divulga o que faz. Além de ser gratuito sempre pode chegar a mais pessoas.

 

Artigos relacionados: