Trabalho e carreira

Como as técnicas de mindfulness podem ajudar a sua carreira

2 min

Uma das formas de se sentir bem ao longo do seu dia de traballho e de evitar o stress é a de aplicar as técnicas de mindfulness, ou atenção plena, a cada uma das suas tarefas. Saiba como pode ajudar a sua carreira.

1. Não fique apenas sentado, nem esteja sempre a procurar qualquer coisa para fazer. Respire. Se está a atravessar uma crise de stress devido a um pico de trabalho, estar sempre a procurar tarefas com as quais se ocupar pode não ser a melhor estratégia. E ficar apenas sentado a olhar para o lado também não. Em vez de se deixar invadir pelas emoções (e em especial emoções negativas como o medo, agitação ou irritabilidade) foque-se na sua respiração. Leve a sua atenção para o ato de respirar e respire fundo algumas vezes.

2. Dedique a sua atenção plena às pessoas. Atualmente, a tendência generalizada em termos profissionais, e não só, é a de realizarmos várias tarefas em silmultâneo. Consultar o email e responder a mensagens escritas são duas das coisas que muitos de nós fazemos enquanto falamos. Sempre que estiver a falar com outra pessoa deve dedicar-lhe a sua atenção em exclusivo. Isso vai fazer com que a pessoa sinta que está realmente a ouvi-la, o que torna a comunicação mais eficiente e produtiva.

3. Afaste-se da tecnologia de vez em quando. Um dos pilares da prática da atenção plena (mindfulness) é estar focado no presente, sempre que possível. Estar constantemente a responder a emails e chamadas telefónicas retira poder de concentração e faz subir os níveis de stress. Uma boa forma de relaxar uns momentos é afastar-se um pouco do smartphone, tablet ou computador. Adiar por uns momentos a resposta a um email, um telefone ou mensagem pode ser uma boa forma de relaxar.

4. Faça algo simpático por um colega. Praticar mindfulness não exige grandes requisitos e é algo que todos podemos fazer diariamente através de pequenos gestos. Se um colega lhe pediu um favor, mesmo que não esteja diretamente relacionado com as suas tarefas, ajude-o. Ser amável e bondoso para com os outros é, em si mesmo, uma prática de mindfulness, por isso, tente fazer algo pelos outros, pelo menos uma vez por dia.

5. Esteja consciente das transições entre uma tarefa e a seguinte. Um bom exemplo acerca de como pode focar mais a sua atenção no dia a dia é o de tomar das consciência de todas as coisas que faz. Esteja atento ao caminho que percorre nas deslocações até ao trabalho, quando sobe ou desce escadas, ou quando sai de uma reunião e entra noutra.