Poupar

Comissões bancárias a subir? Saiba como poupar nos serviços do banco

3 min

É já habitual, no início de cada ano, os consumidores serem confrontados com o aumento das comissões bancárias. Saiba quais são os serviços mais afetados e como pode poupar nas comissões.

Data de publicação 2022 M02 16

Praticamente todos os serviços dos bancos estão mais caros, sendo a manutenção de conta um dos que tem sido mais afetado pelas subidas no preçário, com os clientes a terem de pagar mais só para terem conta aberta. As transferências e os levantamentos também sofrem aumentos.

De acordo com o Banco de Portugal, em 2021, o valor médio da comissão de manutenção de conta aumentou 2,67%. Já em relação aos levantamentos feitos ao balcão, os bancos passaram a cobrar mais 0,68%. As transferências foram o serviço que, no ano passado, registou o maior aumento no valor das comissões: nas realizadas ao balcão, o valor médio subiu 1,28% e nas realizadas pela internet, o preço subiu 1,64%. Para quem realiza transferências através do telemóvel, o serviço é ainda mais caro: enviar dinheiro a outra pessoa pelo smartphone sofreu um aumento de 3,66%.

Como é que se pode poupar nas comissões bancárias?

Apesar de ser praticamente impossível fugir a muitos destes encargos, há formas de se pagar menos pelas comissões bancárias e, assim, poupar alguns euros ao fim do ano.

1 - Escolha a conta adequada à sua situação - Os bancos oferecem vários tipos de contas, que incluem serviços e, claro, valores de manutenção diferentes. Estas são algumas das que pode escolher para poupar nas comissões (tudo dependerá das suas necessidades):

  • Conta de serviços mínimos - É uma conta à ordem que permite ao titular aceder a serviços bancários essenciais - cartão de débito e realização de transferências intra e interbancárias - por um preço reduzido, permitindo-lhe poupar dezenas de euros por ano. O valor da comissão de manutenção deste tipo de contas não pode exceder 1% do valor do salário mínimo nacional. No entanto, este serviço está limitado a quem tenha apenas uma conta bancária.
  • Conta pacote - As contas pacote agregam um conjunto de serviços e cobram apenas uma única comissão. São uma boa alternativa para quem tem necessidade de contratar vários produtos bancários. Contudo, o valor destes pacotes podem não compensar para alguns clientes. Faça as contas e veja se é a melhor solução para si.
  • Conta ordenado - Se optar por domiciliar o seu ordenado, poderá ficar isento do pagamento de comissão de manutenção de conta. Contudo, para isso, há instituições que lhe vão exigir um saldo médio mensal, por exemplo, acima de 1000 ou 1500 euros. Caso não o tenha, poderá contar com uma comissão trimestral a rondar os 15 euros.

2 - Opte pelo homebanking - Escolher o homebanking ou as aplicações digitais dos bancos para realizar operações é a opção mais barata. Por exemplo, a consulta de movimentos, pagamentos ou documentação bancária é gratuita. No caso das transferências, já vários bancos deixaram de isentar os clientes de comissões na realização de transferências online, mas, ainda assim, o homebanking é a opção que lhe trará menos custos. Para pedidos de cartões ou cheques, apesar de existir um custo, será sempre menor do que se for ao balcão.

3 - Realize operações no multibanco - O multibanco é, atualmente, a forma mais fácil de poupar em comissões. Por lá pode realizar inúmeras operações bancárias gratuitas, como a transferência de dinheiro entre contas de bancos diferentes.

4 - Consolide todos os seus produtos numa só instituição bancária - Reunir todos os produtos num só banco implica menores custos para o cliente. Por exemplo, há pessoas que têm mais do que uma conta bancária, em instituições diferentes, e, por vezes, nem as utilizam com regularidade. Ou seja, estão a pagar comissões desnecessárias. Se é o seu caso, faça as contas e consolide todos os seus produtos numa só instituição. Além das poupanças anuais em comissões, também estará em melhores condições de negociar, por exemplo, taxas de juros nos depósitos ou ter bonificações em spreads nos créditos.

5 - Escolha bancos online ou mais pequenos - Os bancos online são uma das formas mais fáceis de escapar a algumas comissões. Estes bancos, por norma, cobram menos do que as instituições tradicionais, uma vez que os seus encargos estruturais são muito menores do que os dos bancos com balcões.

Consulte o comparador do Banco de Portugal para fazer comparações entre bancos e saber quais são os que cobram comissões mais amigáveis.

 

IRS

Dúvidas ao entregar a declaração de IRS? Encontre aqui informação atualizada sobre as tabelas, reembolsos, prazos, dicas para poupar no IRS e muito mais!

Saiba como maximizar o seu reembolso de IRS

Impostos

Saiba como maximizar o seu reembolso de IRS

4 min
Os casais devem entregar o IRS em conjunto ou separado?

Impostos

Os casais devem entregar o IRS em conjunto ou separado?

2 min
Veja tudo o que pode deduzir no IRS em 2022

Impostos

Veja tudo o que pode deduzir no IRS em 2022

3 min
6 destinos inteligentes para a sua devolução do IRS

Impostos

6 destinos inteligentes para a sua devolução do IRS

7 min
Durante quanto tempo deve guardar as faturas para o IRS?

Impostos

Durante quanto tempo deve guardar as faturas para o IRS?

1 min
IRS Automático: saiba como funciona e se está abrangido

Impostos

IRS Automático: saiba como funciona e se está abrangido

3 min
IRS Jovem: a especialista responde às principais questões

Impostos

IRS Jovem: a especialista responde às principais questões

1 min