Investir

Cinco lições sobre investimento que pode aprender do basebol

1 min

O basebol pode ajudá-lo a investir melhor o seu dinheiro? Sim, pode. Saiba como.

Nos Estados Unidos, o basebol é um dos desportos preferidos. Move multidões e reúne atletas de alta competição. É considerado um espetáculo apaixonante para uns e inspirador para outros. O site Money considera, mesmo, que existem cinco lições sobre investimento que se podem aprender através do basebol.

1. O segredo de investir bem está nos detalhes. As equipas de basebol que mais ganham são as que fazem bem as pequenas coisas, como os passes. Os movimentos espetaculares, como os home runs, são impressionantes à primeira vista, mas nem sempre se traduzem em vitórias. Em relação aos investimentos, não pense em investir em produtos de retorno rápido e que prometem grandes taxas de retorno no curto prazo. Investir no longo prazo pode ser muito mais rentável.

2. Faça ouvidos de mercador. Tal como os batedores do basebol devem evitar ouvir os conselhos acerta de para que lado devem bater a bola, também um investidor deve definir uma estratégia de investimento de forma ponderada e evitar os palpites, provavelmente pouco fundamentados, de terceiros.

3. Não desista antes do fim do campeonato. As equipas que começam a época a perder, devem manter-se concentradas no objetivo e não desistir. O mesmo conselho devem seguir os investidores. Se investiu num produto ou empresa que não está a ter a performance esperadano curto prazo, não desista logo. Prepare-se para a possibilidade de demorar algum tempo até começar a receber o retorno.

4. Ter os jogadores mais caros não significa ter a melhor equipa. Muitas vezes, as melhores equipas não são as que têm os jogadores mais caros. Nos investimentos, o mesmo também se aplica: nem sempre a carteira de ações mais caras é a mais rentável. Avalie a rentabilidade de cada produto não em termos do seu valor atual, mas pensando na possibilidade futura de realizar mais-valias.

5. Esteja preparado para apanhar todas as bolas. Tal como os jogadores de basebol devem estar preparados para bolas inesperadas, quem investe também se deve preparar para os vários acontecimentos que fogem ao seu controlo. Para isso, o melhor é delinear um bom plano, diversificar as opções e não esquecer a necessidade de disciplina.