Investir

Cinco coisas a que deve estar atento quando comprar uma casa

1 min

Comprar uma casa é uma importante decisão financeira e deve ser tomada com precaução. Para lá da localização, da área e do aspeto à primeira vista, também deve estar atento aos detalhes. Conheça cinco coisas a que deve estar atento.

1. Fugas. São uma das maiores dores de cabeça de quem compra uma casa, por isso é importante estar alerta no momento da visita. Olhe com atenção para os radiadores, beirais das janelas e eventuais manchas de humidade, em especial na casa de banho e por debaixo do lava-louças.

2. Pragas. Dependendo da época do ano em que faz as visitas, as pragas de baratas, bicho da madeira ou de formigas podem ser difíceis de detetar. Dedique especial atenção às madeiras (dos armários embutidos, por exemplo) para detetar eventuais sinais de pragas. Em relação às baratas, esteja atento às canalizações.

3. História da casa. Os vendedores não são obrigados a contar a história do imóvel, mas pode sempre perguntar na vizinhança. Se tiver acontecido algum incidente relevante no imóvel, como um incêndio ou uma morte, é provável que os vizinhos saibam. Se a história do imóvel for importante para a sua tomada de decisão, coloque questões também ao vendedor. 

4. Problemas estruturais. Deve sempre tentar obter informação sobre a estrutura do imóvel que vai comprar. Se for uma moradia, avalie os planos de arquitetura e o local de implantação da casa. Se vai comprar um apartamento, deve também estar atento à idade do prédio e a eventuais problemas estruturais, seja em relação ao telhado ou às fundações. Não esqueça que, se o prédio vier a precisar de uma intervenção, isto comporta custos para os proprietários de cada uma das frações. 

5. Idade dos equipamentos. Muitos imóveis são colocados no mercado com cozinhas equipadas ou semiequipadas. Não se deixe influenciar apenas pelo aspeto exterior dos eletrodomésticos e faça perguntas sobre a idade e o estado de funcionamento. Não se esqueça dos equipamentos que costumam estar menos visíveis, como o esquentador ou a caldeira, bem como o sistema de aquecimento central.