Investir

Cinco aplicações gratuitas para facilitar a sua vida em 2015

3 min

São cinco aplicações que não envolvem custos e que ajudam a gerir e a melhorar o dia a dia. Se recebeu um smartphone ou um tablet novo no Natal, aproveite para ter ainda melhor qualidade de vida, sem custos.

1. Para que nunca lhe faltem ideias para jantar foraZomato É a aplicação ideal para quando quer jantar e não sabe onde. Soluções rápidas e criativas passam por pesquisar no seu smartphone quais os restaurantes que estão perto de si. E a pesquisa pode ser filtrada pelo tipo de gastronomia que lhe apetece, pelo custo médio das refeições, entre outros filtros. E pode ser utilizada em 18 países diferentes. Neste momento, estão mais de 310 mil restaurantes disponíveis . Em Portugal ou no estrangeiro, pode ser uma boa forma de encontrar alternativas para o jantar e é possível ler os comentários de outros utilizadores sobre cada restaurante. É gratuita e está disponível para sistema operativo iOS e Android. No novo ano, vai querer continuar a impressionar quem mais gosta?2. Para deixar de se preocupar com as multasEPark A aplicação que a EMEL, empresa que gere o estacionamento em Lisboa lançou para ajudar os automobilistas a pagar o parquímetro. Alguma vez foi multado por se ter esquecido de colocar o recibo de pagamento no interior do carro? Não vale a pena correr riscos extra. A aplicação da EMEL, disponível para iPhone, Android e Windows Phone permite que faça pré-carregamentos, que defina o tempo que pretende para o estacionamento e receber alertas no smartphone quando terminar o tempo determinado. Se precisar, pode prolongar o tempo.  É desta que deixa de se preocupar com o parquímetro e com as multas da EMEL?3. Para quando precisa de uma boleia para casaUber É a aplicação que mais tem dado que falar nos últimos tempos e que está a gerar polémica entre taxistas em vários países. Em Espanha, a aplicação já foi proibida e existem várias iniciativas em França e na Alemanha para impedir a empresa de operar. A Uber é um serviço de transporte de luxo que compete com o serviço tradicional de táxis e que funciona através de geolocalização. Na aplicação, insere as coordenadas do sítio onde se encontra e é informado do carro que está mais perto de si. Gratuita, está disponível para sistema operativo iOS e Android e os pagamentos são feitos online. Se não encontra táxis, está disposto a encontrar um Uber?4. Para poupar no saldo e saber sempre para onde irMaps.Me É uma aplicação que permite fazer o download de vários mapas e utilizá-los offline, ou seja, sem ter que gastar dados móveis. Se estiver no estrangeiro, além de lhe facilitar a vida também ajuda a poupar na conta de telemóvel. Com a Maps.Me, que está disponível para sistema operativo iOS e Android, pode passear pelas cidades que visita sem ter de recorrer aos mapas em papel. Basta que tenha bateria no smartphone ou no iPad. Para que os mapas não fiquem a ocupar muito espaço na memória do seu smartphone, pode apagá-los quando regressa da sua viagem.  Ainda vai perder-se no caminho em 2015?5. Para partilhar bons momentos com amigos e família

Storyo Só está disponível para sistema operativo iOS, mas é gratuita e permite compor sequências de imagens em vídeo - ou seja, fazer slideshows -, baseando-se nas informações que estão armazenadas em cada fotografia, como a data e o local onde foi tirada. Além disso, pode juntar as suas músicas preferidas às imagens. Talvez tenha sido por isso que foi eleita, no ano passado, a melhor app para os consumidores, pela empresa americana Xamarin. O sucesso é nacional, visto que as mentes que desenvolveram a aplicação são portuguesas.  Quer melhor pretexto para recordar as férias do Verão passado?