Direitos e Deveres

Cascais e Sintra já têm app’s que resolvem

1 min

Conheça duas aplicações gratuitas que servem para denunciar situações em espaços públicos e pedir às Câmaras Municipais que as resolvam.

A União de Freguesias de Cascais e Estoril acaba de lançar a Fix Cascais, uma aplicação para dispositivos móveis, que permite a qualquer cidadão, residente ou visitante reportar diferentes tipos de situações em espaços públicos tais como: calçada danificada, sinalização de trânsito mal colocada ou avariada, necessidade de limpeza de rua ou outras situações a necessitar de resolução.

Para utilizar este serviço, basta descarregar a app para dispositivos móveis gratuitamente (há uma versão IOS para Iphone e Android e outra para smartphones) e depois registar-se. A partir daí, preenche os campos apresentados, junta fotos (opcional) e a localização geográfica (marca o ponto no mapa disponibilizado) e envia/reporta a situação. De seguida é gerado um código e o cidadão pode acompanhar o desenvolvimento do processo até à resolução do problema que denunciou.

A app terá disponível, até final de Novembro, uma componente de divulgação das atividades culturais da freguesia.

Caso alguém não tenha um telemóvel que suporte a app, pode efetuar a participação através da versão web, no computador ou tablet.

A Câmara Municipal de Sintra já tinha disponibilizado uma aplicação semelhante. A app Sintra Resolve também permite aos munícipes reportar situações com que se deparem no concelho. É uma ferramenta gratuita que visa melhorar o espaço público através da gestão de ocorrências reportadas pelos cidadãos e que está disponível para IOS e Android.