Poupar

Casamento com zero desperdício

2 min

É possível ter um dia de sonho, a baixo custo e com respeito pelo meio ambiente. Saiba como em cinco dicas.

É um dia especial e muitas pessoas sonham comemorá-lo com pompa e circunstância. Só que, muitas vezes, o entusiasmo conduz a excessos. Se tem preocupações ambientais, saiba que é possível organizar um casamento com (quase) zero desperdício. Conheça as nossas dicas e inspire-se.

  • Evite o papel

Opte por enviar os convites do casamento por e-mail. Hoje em dia, já toda a gente tem acesso a correio eletrónico: é um método simples, barato, acessível e ecológico. Assim, poupa dinheiro e ajuda o ambiente por não desperdiçar papel. Com um smartphone e alguma criatividade, pode até fazer um vídeo para os seus convidados. À refeição, opte por guardanapos de pano e, nas casas-de-banho, prefira toalhas de mãos, em vez dos dispensadores de papel.

  • Diga não ao plástico

Recuse palhinhas, copos, pratos, talheres e garrafas de plástico. Opte por pratos de loiça, copos e garrafas de vidro e por talheres de inox laváveis e reutilizáveis. Se achar essencial utilizar palhinhas, já existem várias opções reutilizáveis (de aço inoxidável, vidro ou bambu)

  • Aposte em decoração reciclada ou reutilizável
    • Reutilize frascos de vidro (por exemplo, de conservas) e encha com areia da praia e conchas que, mais tarde, pode devolver à Natureza (desde que não misture com decoração artificial).
    • Utilize como centros de mesa utensílios do seu dia-a-dia, hobbies ou objetos simbólicos que tenha em casa
    • Faça origami a partir de papel que iria deitar fora (por exemplo, a publicidade colocada na caixa do correio)
    • Utilize flores secas que caíram, naturalmente, das árvores
  • Use roupa emprestada ou em segunda mão

Muitas noivas sonham com o vestido de casamento, mas a verdade é que, muitas vezes, gastam-se centenas de euros numa peça de roupa que vai ser usada, apenas, durante um dia. Será assim tão importante comprar um vestido novo? Veja se alguém na sua família – mãe, tias, avós, primas – tem um vestido que lhe sirva e que possa adequar ao seu estilo. Além de poupar dinheiro, ainda tem o simbolismo de já ter pertencido a alguém especial. Outra opção é comprar um vestido numa loja de roupa em segunda mão: quem sabe, encontra um verdadeiro achado!

  • Não desperdice comida

Utilize tupperwares para levar para casa a comida que sobrar e peça aos seus convidados para fazer o mesmo. Se não quiser gastar dinheiro em catering, aposte numa espécie de jantar de grupo, em que cada um contribui com um prato ou uma bebida.

Como vê, é possível realizar um casamento de sonho, com poucos custos e desperdício próximo de zero.