Dinheiro

Tem o cartão multibanco retido na máquina? Saiba o que fazer.

1 min

A caixa Multibanco “engolir” um cartão bancário é uma situação comum. Se lhe acontecer, não se preocupe e saiba como resolver o problema de forma rápida.

Ver o cartão ser retido pela caixa multibanco não é grave, mas pode causar algum transtorno se não souber como resolver a situação, já que pode implicar andar alguns dias sem o seu cartão.

São várias as razões que explicam que uma máquina “engula” um cartão bancário: cartão multibanco expirado ou inválido, introdução sucessiva de pin incorreto, falha de energia, cartão em lista negra, bloqueio do cartão pelo banco emitente ou ataque ao sistema.

A questão que se coloca é: o que fazer quando a caixa multibanco retém um cartão?

  • Contacte imediatamente o banco emissor do cartão multibanco e conte o sucedido. Pode-lhe ser atribuído um novo cartão, que virá a receber, juntamente com um novo código secreto (PIN).
  • Tente pedir no balcão onde se encontra o cartão retido. Poderá resolver tudo na hora se a caixa automática pertencer à sua instituição bancária. O funcionário consultará a mensagem de erro no sistema e, se for identificado o motivo e o cliente, poderá fazer a entrega do cartão multibanco nesse momento.
  • Peça ao seu banco uma carta ou fax a autorizar a entrega do cartão e dirija-se à agência onde o cartão ficou retido.

Poderá também acontecer que o cartão multibanco retido na máquina tenha sido “guardado” por razões de segurança, no caso de ter excedido o tempo disponível para o retirar. Nesse caso, essa agência poderá devolver-lhe o cartão na hora.

Mais um conselho: quando a caixa multibanco dá indicação para retirar o cartão mas este não sai, não abandone o local. Espere dois ou três minutos e, se o problema se mantiver, informe a agência ou a sua instituição bancária, de preferência sem abandonar a caixa automática, porque pode tratar-se de uma fraude.

Por exemplo, o seu cartão multibanco pode ter sido clonado. Na ranhura do multibanco onde se colocam os cartões, está também colocado um dispositivo chamado de “Skimmer”, capaz de ler as bandas magnéticas e copiar as informações destes cartões.