Poupar

Carnaval: máscaras e outras atividades para entreter as crianças

4 min

Os seus filhos estão ansiosos pelo Carnaval, mesmo sabendo que não podem ir para a escola mascarados? Inspire-se nestas ideias e leve os desfiles para dentro de casa!

Data de publicação 2021 M02 12

Em casa as crianças não param de falar dos vestidos de princesa ou dos fatos de super-herói. E mesmo os mais crescidos também gostavam de um carnaval à séria. Não se preocupe, com alguma imaginação pode fazer a festa com máscaras, concursos, desfiles e muita cor.

Dedique um dia ao carnaval

É normal que as crianças tenham muita vontade de estar com os amigos e sintam falta dos desfiles da cidade ou o da escola - que normalmente acontece à sexta-feira -, ou de saírem à rua mascarados. Dedique um dia ao Carnaval em família e façam máscaras juntos, decorem a casa com serpentinas coloridas e confetti, e promovam um desfile na sala ou no corredor.

Na mesa habitual dos trabalhos, podem pintar e decorar pequenas máscaras com elásticos para os olhos, fazer coroas para a cabeça ou espadas para a cintura. O que conta é que todos possam todas participar nas atividades. E como já estão com aulas online - este ano até mesmo na terça-feira de Carnaval -, os mais pequenos podem também perguntar ao professor se permite que se mascarem nesse dia, para mostrarem o disfarce aos amigos.

Sabia que, o dia de Carnaval muda todos os anos por causa da Páscoa, cuja data depende do equinócio da primavera? A ‘terça-feira gorda’ é sempre 40 dias antes do Domingo de Ramos, 47 dias antes da Páscoa.

Máscaras fáceis de recriar

Se cada vez mais pessoas tentam fazer em casa as máscaras de carnaval, seja para evitar desperdício ou para poupar. Este ano isso é uma realidade quase incontornável, com a maioria das lojas fechadas e outras restrições impostas pela pandemia, além da dificuldade que muitos sentem em equilibrar as contas. Mas isso não significa que não vai conseguir mascarar toda a família. Ora veja estas ideias:

  • Aproveite as máscaras de outros anos, que pode adaptar se for necessário, mesmo que sejam de adultos. Pode rapidamente transformar uma princesa em estrela pop ou um imperador romano em soldado medieval. Ou então faça máscaras novas. Comece por descarregar as que temos no fim deste artigo e veja os vários disfarces que fizemos para entreter as crianças lá em casa.
  • Vá buscar roupa antiga de família. Os miúdos adoram vestir-se com ‘roupa de crescidos’, principalmente se for um vestido ou uma saia mais berrante ou então um antigo uniforme ou farda militar, se a tiver. Sapatos de salto alto ou botas também ajudam a umas boas risadas no desfile carnavalesco em família.
  • Faça disfarces ou acessórios com plástico e cartão, que todos podem pintar, transformando os seus filhos em robôs, soldados, cavaleiros, astronautas... É uma atividade que os mantém entretidos, estimula a imaginação e ainda ensina a importância de combater o desperdício. Veja algumas ideias nesta imagem:

  • Use lençóis ou outros tecidos e roupas mais velhas para criar vestidos e outros adereços. Se tiver jeito para a costura, vai ser fácil transformar uma pequena gata borralheira em princesa. E por que não pegar no ‘tema’ da pandemia e sugerir disfarces de médicos ou enfermeiros, explicando a sua importância neste momento?
  • Aposte nas pinturas. Uma boa maquilhagem é meio caminho andado para uma máscara de sucesso. Às pinturas, junte um pijama com rabo e orelhas no capuz, que se calhar já tem, e vai mesmo parecer um feroz leão ou urso.

Um desfile no telemóvel

Costuma levar os seus filhos mascarados a casa de familiares ou amigos? Este ano pode optar por fazer videochamadas, para mostrar os disfarces que conseguiram e decidirem quem pode ser coroado ‘rei’ ou ‘rainha’ do Carnaval.

Se tem por hábito fazer um passeio higiénico no bairro ou num parque perto de casa com os seus filhos e está bom tempo, leve-os mascarados, com os cuidados habituais, para que sintam que a pandemia não significa só restrições e regras sanitárias.

Sabia que, as festas de Carnaval pagãs têm milénios e estão ligadas à mudança do inverno para a primavera, mas também do frio e da escuridão para a abundância, fertilidade e luz? A Igreja Católica acabou por controlar um pouco os festejos, fazendo-os terminar antes da Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma, tempo de jejum e reflexão.

O Carnaval está aí à porta e é uma data que os mais pequenos devem celebrar, mas há outras datas comemorativas igualmente importantes. Recorde os outros feriados e pontes de 2021 e descubra em que dia calham. Como os próximos dias vão continuar a ser passados mais por casa, saiba aqui como ocupar o seu tempo e o das crianças da melhor forma!

Compras Online

Cada vez mais portugueses optam por comprar online. Mas será que está a par de como fazer? Ou que risco pode evitar? Mostramos como fazer compras em segurança e ainda como pode poupar nas compras online.

Saiba como se proteger de uma fraude com cartões bancários

Investimentos

Saiba como se proteger de uma fraude com cartões bancários

4 min
Utilize cartões pré-pagos para gerir o orçamento

Poupar

Utilize cartões pré-pagos para gerir o orçamento

2 min
Dicas para fazer compras online

Poupar

Dicas para fazer compras online

3 min
Compras pela Internet: tem 14 dias para mudar de ideias

Direitos e Deveres

Compras pela Internet: tem 14 dias para mudar de ideias

1 min
Fazer compras online mais seguras

Poupar

Fazer compras online mais seguras

2 min
Aproveite os saldos e compre "online"

Poupar

Aproveite os saldos e compre "online"

2 min