Direitos e Deveres

Cão na creche, cão feliz.

5 min

Deixar o animal de companhia numa creche por ser a solução para donos sem tempo que não gostam de deixar os animais sozinhos em casa durante todo o dia.

Longe vão os tempos em que os animais de companhia, cães e gatos, viviam apenas nos quintais ou terraços, comiam restos e os donos não se preocupavam nem com a sua saúde, nem com o seu bem estar. Hoje, felizmente, os maus tratos a animais constituem crime punido por lei. Desde Maio de 2017, os animais  têm estatuto jurídico que os reconhece como "seres vivos dotados de sensibilidade e objeto de proteção jurídica", pelo que o proprietário de um animal de companhia tem o dever de assegurar o seu bem-estar.

Em muitas casas, os animais são vistos e tratados como mais um membro da família e os cuidados que os donos lhes dispensam são, em muitos aspetos, semelhantes aos que se têm com uma pessoa e, nalguns casos, aos filhos. Nesta preocupação generalizada com a saúde, a alimentação, o bem-estar e a qualidade de vida dos amigos de quatro patas, um dos aspetos que mais preocupa os donos é o tempo que os animais passam sozinhos em casa. Se os gatos ficam bem sozinhos em casa, os cães sofrem muito mais de stress e de solidão quando ficam muitas horas fechados entre quatro paredes. Para dar resposta a este problema, começaram a surgir as primeiras Creches de Animais em Portugal. Sobejamente conhecidas no estrageiro, por cá, são ainda poucas e uma novidade. Mas este é, de facto, um novo mercado emergente e com um grande potencial de crescimento.

O que oferece uma creche ou infantário para animais

As creches para animais são locais onde os donos podem deixar o seu animal de estimação durante o dia. É como ir levar o filho ao infantário: deixam o cão de manhã e vão buscá-lo ao fim do dia, quando regressam a casa. À semelhança dos colégios, algumas creches têm o seu próprio serviço de transporte.  A maioria destes espaços destina-se a cães.

Na creche, os animais passam o dia acompanhados e podem brincar e interagir com outros cães. São espaços com atividades pensadas para os animais se divertirem, fazerem atividades físicas e aprenderem a comportar-se. Acima de tudo, pretende-se que os cães gastem energia ao longo do dia e regressem a casa felizes. Para os donos, os benefícios são óbvios: ficam mais descansados porque sabem que o seu companheiro irá passar um dia agradável e evitam ficar com sentimentos de culpa por deixarem o cão um dia inteiro sozinho e fechado em casa.

A pensar nos animais

Além de serviços de creche (geralmente denominados por ‘Day Care’), a maioria destes espaços disponibiliza uma panóplia de outros cuidados e serviços, tais como: o Dog Walking (passeios de cães), Petsiting , Pet Taxi, levam os animais ao veterinário e à tosquia e alguns espaços têm ainda serviço de hotel.

Quanto custa ter um animal numa creche para cães?

Os preços mais elevados não andarão longe dos valores das creches para crianças. Os preços variam, mas, em média, o pacote básico mensal andará entre os 80 a 300€ mensais.

Se não gosta que o seu animal de estimação fique horas intermináveis sozinho em casa, aqui ficam algumas sugestões de creches para animais. Convém reforçar que há creches que não aceitam apenas cães, mas também gatos, coelhos e outras espécies. Peça mais informações, faça contas à vida e pense nisso. O seu ‘amigo’ agradece.

Love Pets – Fica em Setúbal e foi um dos primeiros espaços que surgiu em Portugal. Funciona entre as 09h00 e as 20h00. Além do Day Care tem outros serviços para animais tais como: Dog Walking e Pet Sitting para cães, gatos e até roedores. 

Cãopreensão – Neste espaço, situado em Mem Martins, os animais passam o dia em atividades lúdicas e físicas. A empresa oferece todos os cuidados necessários para o bem estar dos animais. Os proprietários deste infantário canino tiveram a preocupação de ter espaços adequados, quer no exterior, quer numa zona  interior onde os animais podem descansar e fazer as refeições. 

Mestre Patas – Fica em Lisboa e oferece serviços de Day Care. Neste infantário o cão passa o dia acompanhado de outros animais enquanto o dono vai trabalhar. Mas a empresa também fornece serviços de Dog Sitting, Dog Walking e Dog Taxi. E para os donos irem de ferias descansados há também um Hotel familiar.  

SweetPet – Neste creche, em Cascais, os cães podem brincar o dia inteiro com os seus amigos, apreender novos comportamentos, fortalecer a chamada, queimar energias  e, se for o caso, também alguns quilos extra. 

Instituto do Animal – Fica em Lisboa e a creche nasceu como solução mais conveniente para donos sem tempo. Funciona de segunda a sexta-feira  das 9h00 às 17h00 e há um limite de cães por classe. 

Patuscos no Banho – Fica no Porto além do serviço de Day Care oferece serviços de tosquias e banhos, pet sitting, dog walking, pet táxi e até reiki para animais, entre outros serviços. 

Mandala dogs - Fica no Porto e além do serviço de creche canina, prestam também apoio no ambiente Familiar. Oferece serviços de pet táxi, albergue familiar, reiki animal, entre outros. 

Doggy Sitter – Fica em Santo Antão do Tojal e auto intitula-se   Recreio Canino. Tem todo o tipo de serviços para dar respostas às necessidades dos donos e dos patudos. A filosofia da empresa passa por deixar os animais estarem em liberdade. 

Pet Fun - É um espaço multi serviços situado em Coimbra onde, num único local, encontra tudo o que precisa para o seu companheiro. São 5000 metros quadrados, em espaço urbano de fácil acesso, aliados a uma equipa de especialistas, que consegue assegurar qualidade no serviço e conhecimento na ação. 

 

Especial Animais

Dizem que os animais são os nossos melhores amigos, por isso criámos um especial para eles!

Cão à janela do carro vale multa pesada

Poupar

Cão à janela do carro vale multa pesada

1 min
10 receitas de comida para o seu cão feitas em casa

Poupar

10 receitas de comida para o seu cão feitas em casa

2 min
Tem um gato? Prepare-lhe refeições caseiras

Poupar

Tem um gato? Prepare-lhe refeições caseiras

2 min
Pode invadir uma casa para salvar um animal maltratado?

Direitos e Deveres

Pode invadir uma casa para salvar um animal maltratado?

3 min
Cão na creche, cão feliz.

Direitos e Deveres

Cão na creche, cão feliz.

5 min
5 despesas que pode evitar com animais

Poupar

5 despesas que pode evitar com animais

1 min
Como poupar nas despesas de veterinário

Poupar

Como poupar nas despesas de veterinário

4 min