Investimentos

As melhores aplicações para aprender e desenvolver leitura e matemática

2 min

Os "smartphones" e os "tablets" podem ser fontes de diversão mas, também, um meio de aprendizagem. Conheça sete aplicações instrutivas.

Muitos pais e educadores não resistem a utilizar o smartphone ou o tablet para entreter as crianças. Mas, para além da diversão, estes aparelhos também podem ser utilizados de forma pedagógica. Conheça algumas das melhores aplicações para aprender e desenvolver a leitura e a matemática.

1. Modo Criança. Não se trata propriamente de um jogo didáctico, mas é muito útil para os pais preocupados com a segurança das crianças quando usam aparelhos ligados à internet. Com esta aplicação instalada e configurada com uma palavra-passe, passa a ter uma área segura no tablet ou smartphone. Com este modo activo, a criança apenas pode aceder às funções seleccionadas por si. Desta forma, evita também que os seu filhos apaguem sem querer ou acedam a conteúdos no seu aparelho. 

2. ABC EM PT é uma aplicação gratuita e ajuda os mais pequenos a aprender o alfabeto, os números e  os nomes dos animais, com a ajuda de uma voz em português (de Portugal).  Está optimizada para tablets e ensina todas as letras do abecedário português, números até dez e vários animais.

3. Alfabeto Melado. É especialmente dirigida a crianças de dois a cinco anos de idade que estão em processo de alfabetização. A criança aprende a conhecer as letras do alfabeto e a desenhá-las com os dedos. Para além da forma, esta aplicação explica também o som de cada letra.

4. Caça Palavras & Cruzadas é um jogo didáctico equivalente à tradicional "sopa de letras". O objectivo é o de encontrar palavras escondidas. Estimula a memória e a concentração. Quanto mais depressa as palavras forem encontradas, melhor..

5. Kids Numbers and Math Lite é uma aplicação que ensina os números em inglês e apresenta, também, problemas matemáticos às crianças que estão a aprender a somar e a subtrair. Para além de ser muito didáctica é, também, uma aplicação muito divertida. Sempre que se agita o smartphone ou tablet, a aplicação interage com a criança.

6. Matemática para crianças. Criada pela empresa portuguesa Science4you, é uma aplicação que ajuda os mais pequenos a identificar os números, ensina a contar animais e a memorizar. Está disponível em português, inglês e espanhol.

7. Matemática na prática. É um jogo interactivo que ensina os seus filhos a fazer contas, de uma forma lúdica. Pode escolher praticar uma das quatro operações básicas (somar, subtrair, multiplicar e dividir), com indicações sempre que a criança erra ou acerta no resultado.