Direitos e Deveres

Arrendar casa com ou sem mobília?

4 min

Na altura de arrendar casa, há uma decisão que tem logo de tomar: casa com ou sem mobília? Deixamos-lhe os prós e os contras de uma e de outra opção. No final, a escolha é sua!

Data de publicação 2021 M06 21

Está à procura e já viu um sem número de anúncios, com duas opções à sua disposição: casa com ou sem mobília. Como escolher? Em primeiro lugar depende do que procura e do seu perfil enquanto inquilino. Há quem prefira ter logo a “chave na mão”, pronta a habitar, e há também quem não dispense equipá-la a gosto.

Depois, terá também de fazer contas e olhar para o orçamento que tem disponível. Por norma, uma casa mobilada tem uma renda um pouco mais elevada do que uma casa vazia mas, ao mesmo tempo, já não terá de fazer o investimento nos móveis.

Para que a escolha não seja tão ingrata, deixamos-lhe uma lista de vantagens e desvantagens no arrendamento de casas com e sem mobília.

No caso de uma casa com mobília, as principais vantagens são: 

Uma mudança mais rápida e fácil

Esta é, para nós, uma das grandes vantagens se optar por uma casa já com mobília. Afinal, não terá de ir com os móveis atrás e ser-lhe-á também mais fácil organizar desde logo o espaço. Imagine que tem uma antiga mesa de refeições que não cabe naquele canto da cozinha…Pois é, com a mobília já instalada, tem tudo à medida, tendo apenas de se adaptar aos móveis que já existem no espaço para si.

Mais barata

Aqui irá também depender da duração da sua estadia nesta nova casa. Por norma, as casas já mobiladas são ideais para quem não pensa lá morar a vida toda, para arrendamentos mais curtos. Imagine que o senhorio lhe está a cobrar mais 50 euros por mês de renda, tendo em conta que a casa já está toda equipada. Ao fim de dois anos, pagará mais 1.200 euros pela casa. A questão é: conseguiria pelo mesmo valor comprar toda a mobília básica que necessitaria se a mesma não estivesse mobilada? Se calhar não, mas possivelmente se ficasse nesta casa por mais de cinco anos já conseguiria. Claro que não estamos a somar a este cálculo o tempo e a paciência despendidos numa loja de mobiliário, mas aqui só vai depender do seu perfil. Há quem vá entusiasmado comprar coisas para a casa e há quem o dispense por completo.

Casa sem mobília, as vantagens

Decoração à sua medida

Terá toda a liberdade de escolher o mobiliário que mais deseja e assim conseguir uma decoração à sua medida, com o orçamento que tiver para gastar. O seu novo lar terá o seu toque pessoal por todo o lado e será um prazer apresentá-lo à família e aos amigos.

Negociar o valor da renda

É muito mais fácil conseguir negociar o valor da renda numa casa vazia do que noutra já mobilada. Afinal, esta ainda não está pronta a habitar, falta-lhe o recheio. Por isso, invoque este aspeto na altura de o senhorio lhe pedir o valor da renda.

Mas para uma e outra opção também há desvantagens a apontar. Afinal, nada é perfeito

Caso opte por uma casa mobilada, as principais desvantagens são:

Decoração impessoal

Aqui há pouco a fazer. Terá de se adaptar ao gosto pessoal do seu senhorio, que muitas vezes escolhe o mobiliário mais económico e também o menos requintado para pôr numa casa que quer alugar. Ou tem a sorte de o seu gosto pessoal estar em concordância com o do senhorio ou ficará com uma casa que serve para remediar as suas necessidades. Pode sim, comprar depois alguns elementos decorativos, como molduras e jarras, adaptados ao seu gosto, mas mesmo os quadros, por norma, estão limitados, tendo em conta que há senhorios que pedem para não fazer furos nas paredes.

Maior zelo com a mobília

Aqui, irá depender do acordo que fizer com o senhorio. Se for um senhorio que lhe peça contas sempre que danificar o imóvel, algum móvel ou sempre que um parafuso esteja solto, o melhor será rescindir o contrato de arrendamento e começar a procurar outra casa para morar. De qualquer forma, os móveis não são seus, foram-lhes cedidos durante um certo período de tempo, logo terá de ser mais zeloso com os mesmos.

Já para uma casa sem mobília, as desvantagens são:

Maior investimento inicial

Mobiliar uma casa sai caro. Mesmo a mobília básica, como a cama, o sofá, as cadeiras e a mesa de refeições, é dispendiosa e exige tempo e paciência para escolher bem.

Mudança mais exigente

Se já tiver alguns móveis, terá de ir com a anterior “casa atrás” para a nova. Isso irá exigir que pague ainda a uma empresa de mudanças ou que reúna uns amigos com vontade e força para fazer o serviço de mudanças. Além de que pode ser que algum dos móveis que tenha não encaixe bem no espaço a que está destinado, por ter dimensões diferentes.

Agora que já sabe as vantagens e desvantagens de arrendar uma casa com ou sem mobília, só tem de escolher o melhor para si. Siga a sua intuição e o seu coração, afinal esse será o seu lar durante um certo período de tempo, onde deve ser feliz.