Dinheiro

Antigas moedas de escudo valem dinheiro

1 min

Tem esquecidas em casa antigas moedas de escudo? Descubra como calcular o valor de cada moeda e decida se compensa vendê-las.

Sabia que os portugueses terão em casa cerca de 155 milhões de euros em forma de escudos? Pois é, há muitas pessoas que guardam em casa moedas de escudo, seja por uma questão de recordação, porque fazerem parte de uma coleção ou por mera casualidade.

O que alguns não saberão é que as antigas moedas portuguesas podem ser valiosas. Vendê-las pode ser uma forma de ganhar algum dinheiro extra e, por outro lado, libertar espaço nas gavetas e caixas que continuam a acumular coisas às quais não sabe que destino dar.

Ficou curioso e quer saber quanto valem as moedas?

A forma mais rápida de descobrir o valor das suas moedas antigas é através da internet, consultando sites como este e este. Também pode descobrir aqui os valores por que estão a ser vendidas as antigas notas e moedas portuguesas.

Para calcular o valor das moedas deve utilizar como referência o ano de cunho. Mas tenha em conta que há outros aspetos que influenciam o seu valor, como o estado de conservação.

Em alternativa, pode também entrar em contacto com um especialista em numismática. Através de uma avaliação das suas moedas, ele poderá averiguar o valor das mesmas. Entre em contacto com a Imprensa Nacional - Casa da Moeda e solicite uma lista de avaliadores. Ou então, peça uma avaliação gratuita nas lojas de moedas e de antiguidades.  

Aproveitamos para relembrar que pode fazer o mesmo em relação a notas. E, já agora, que as notas de escudo ainda não prescritas poderão ser trocadas nas Tesourarias do Banco de Portugal ou por correio registado até ao dia útil anterior à data de prescrição. Consulte aqui as datas de prescrição de cada nota e as condições para as trocas. Atenção, que só tem até ao último dia útil deste ano, ou seja, até 29 de dezembro, para trocar algumas das notas, entre as quais as de:

  • 10.000 escudos com a efígie de Egas Moniz (chapa 1)
  • 5.000 escudos com a efígie de Antero de Quental (chapa 2 e chapa 2A)
  • 2.000 escudos com a efígie de Bartolomeu Dias (chapa 1)
  • 1.000 escudos com a imagem de Teófilo Braga (chapa 12)

A título de curiosidade, um euro vale atualmente 200,482 escudos.