Poupar

Antecipe as encomendas e poupe nos livros escolares

2 min

Há livrarias e editoras que têm campanhas de descontos a decorrer. Para quem antecipar a compra de livros a poupança pode ser considerável.

Todos os anos as famílias com filhos em idade escolar têm de fazer contas à vida em Setembro. Os cadernos, mochilas, lápis, canetas e restante material juntam-se à avultada fatura dos livros. Os valores dependem do ano de escolaridade. Se no ensino básico ainda pode conseguir gastar menos de 100 euros, no secundário o encargo chega mesmo a superar os 250 euros. Contas feitas um casal com dois filhos pode ver a fatura do regresso às aulas a superar os 400 ou 500 euros entre livros e material escolar. É o caso de Carlos e Joana Madeira que têm dois filhos a frequentar o 5º e 10º ano. “Este ano contamos que a fatura do regresso às aulas chegue aos 500 euros. É um valor muito elevado mas aproveitamos o reembolso do IRS e já colocamos uma parte de lado para cobrir essa despesa”, explicou Joana Madeira, designer, ao Contas Connosco.

Para conseguir reduzir a fatura com os encargos escolares o melhor mesmo é planear e usar a internet como aliado. Se já tem a lista dos livros que os seus filhos têm de utilizar no próximo ano letivo o melhor mesmo é aproveitar as promoções das editoras e antecipar a compra.

As livrarias Wook.pt, Bertand.pt, editora LeyaOnline.com ou mesmo Continente Online disponibilizam os livros escolares. Mas, ao contrário da maioria das livrarias tradicionais, estes locais têm a decorrer promoções entre Julho e Agosto. Além da poupança nos livros, há ofertas de vales de desconto, portes de envio e outras ofertas.

Por exemplo, a Wook.pt está a oferecer um desconto de 15% e os portes de envio, o que corresponde a uma poupança entre 2,5 euros e oito euros, para encomendas a partir do Continente e um desconto de 30% em envios para a Madeira e Açores. Isto significa que, por exemplo, o Carlos e a Joana poderiam conseguir poupar mais de 44 euros através da Wook.pt, ficando a conta em cerca de 402 euros. Além disso, tem ainda a possibilidade de pagar três vezes sem juros.

Já a Bertrand está a oferecer um desconto imediato de 12%, até final de agosto. Os portes de envio também estão com desconto e chegam aos 50%. Além disso, a livraria oferece um vale de cinco euros para a compra de livros de apoio escolar nas chancelas do grupo.

A LeYaOnline oferece, durante o mês de julho, 10% de desconto nos livros e também um vale de 10% de desconto na fatura.

Por fim, o Continente Online oferece 10% de desconto em cartão em material escolar e 10% de desconto em cartão em livros escolares, para compras feitas exclusivamente online.

A maioria das campanhas dura até ao final de julho, outras até agosto. Por isso, o truque é mesmo antecipar as compras dos livros escolares e aproveitar a poupança nesta conta tão elevada para muitas famílias.

 

Artigos relacionados: