Poupar

“Anda”: viajar no Porto só com o telemóvel

1 min

Esqueça as moedas e os cartões. Há uma nova aplicação que vem simplificar a vida a quem utiliza os transportes públicos da cidade do Porto.

Chama-se “Anda” e é a nova aplicação móvel que permite tirar o título de transporte intermodal dos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto e viajar sem que seja necessário utilizar cartões ou dinheiro.

Utilizar a aplicação é simples. Depois de descarregada, os utentes dos transportes públicos do Porto apenas têm de encostar o telemóvel ao validador do bilhete para iniciar uma viagem com tarifário Andante, seja no Metro, num autocarro ou num comboio urbano do Porto. Pode assistir aqui a um pequeno vídeo explicativo.

Este tipo de título de transporte permite evitar preocupações com o tipo de viagens a comprar no início do mês ou a cada deslocação, porque o sistema atribui a cada passageiro o tarifário mínimo, enviando-lhe a fatura para casa mediante o percurso que fez. 

Mensalmente a aplicação analisa o registo de viagens efetuadas e, através de um algoritmo rigoroso, apresenta a solução tarifária mais económica e vantajosa para o cliente. Através da aplicação cada cliente vai poder ainda consultar o seu histórico de utilizações e custos.

O Anda foi criado por iniciativa da Transportes Intermodais do Porto (TIP) e, para já, apenas é compatível com o sistema Android. A aplicação permite fazer do telemóvel o instrumento de validação das viagens, tornando mais prática, cómoda e eventualmente económica a circulação em transportes como o metro, o comboio ou o autocarro na cidade do Porto.