Trabalho e carreira

Anda à procura de emprego? Conheça oito dicas para a próxima entrevista

2 min

Um entrevista de emprego pode gerar tensão e ansiedade. Mas é possível evitar pesadelos. Conheça oito dicas para ficar a saber como proceder.

São oito conselhos para que a próxima entrevista de emprego corra bem. Imagem, comunicação e preparação prévia são alguns dos truques para convencer o recrutador de que é a pessoa certa.

1. Conheça a empresa. Antes da entrevista, pesquise na internet pormenores sobre a área de atividade, a cultura organizacional ou o modelo de negócio. Um candidato informado retém a atenção do empregador. Contudo, opte por manter-se curioso. Faça perguntas sobre o que desconhece e mostre que está interessado em descobrir mais.

2. Demonstre que está interessado em ser uma mais-valia para a organização e que quer colmatar algumas das necessidades da empresa. Fale das competências que tem e de que forma podem ser úteis para o cargo a que se está a candidatar.

3. Prepare-se em casa para aquelas que são as perguntas mais prováveis durante uma entrevista de emprego, para reduzir ao mínimo o risco do imprevisível. Escrever as respostas ajuda a memorizá-las. Exemplo: “porque é que decidiu candidatar-se a este cargo?” ou “porque é que acha que devemos contratá-lo a si?”

4. Não descure a linguagem corporal e a comunicação. Alguns especialistas apontam que é importante evitar gesticular em demasia, cruzar os braços ou parecer excessivamente tenso. Procure manter sempre contacto visual com o entrevistador ou com a equipa que está a entrevistá-lo. O truque está no equilíbrio: nem demasiado relaxado nem demasiado tenso.

5. A imagem também conta. É importante que se apresente com uma imagem cuidada, ou seja, que se vista como se já estivesse a desempenhar a função a que se candidata. Procure saber como é a cultura da empresa, se recai mais para o formal ou para o informal, para saber o registo que deve seguir. De qualquer forma opte, por ser discreto, mas elegante.

6. Vá preparado. Mesmo que tenha enviado o seu currículo e cartas de recomendação, leve cópias. Fale do seu percurso profissional e divida a carreira em etapas, explicando os sítios por onde passou e as várias aprendizagens que foi adquirindo. Esteja também preparado para falar sobre aqueles que considera serem os seus pontos fracos.

7. Há atitudes que deve evitar, como chegar atrasado ou mexer no telemóvel durante a entrevista. Importante é que se mantenha focado e não se distraia. E opte pela humildade. Parecer que já sabe tudo pode parecer presunçoso, mas também aqui deve haver equilíbrio. Evite desvalorizar-se e mostre que valoriza o seu percurso profissional.

8. Faça-se valer das novas tecnologias. Pesquise informação sobre a empresa e os recrutadores em redes sociais como o LinkedIn e o Twitter. Ao seguir o entrevistador no Twitter, por exemplo, demonstra que está atento à empresa e que tem vontade de aprender. Ao conectar-se ao entrevistador no LinkedIn, também ajuda a que haja um contacto prévio, onde ambos podem conhecer-se melhor antes da entrevista.