Poupar

Alterar registo de propriedade pela Internet

1 min

Saiba como fazer a transferência da propriedade do veículo de forma mais rápida.

Comprar ou vender um carro usado implica a transferência de propriedade do veículo. A boa notícia é que este processo antes era bastante mais complexo do que é hoje. Já é possível fazer a alteração do registo de propriedade online, de forma mais simples e rápida.

 O Portal Automóvel On-line é um facilitador de processos associados à compra e venda de carros usados e novos, entre os quais o de alteração do registo automóvel. 

Para isso basta registar-se com certificado digital, preencher as informações sobre a viatura - quem compra e quem vende - e um formulário eletrónico. Esta é a informação necessária para submeter o pedido de registo sem deslocações a Conservatórias e ainda com a vantagem de poder ter cerca de 15% de redução nos encargos associados.

Recordamos, ainda, quais são os documentos necessários para fazer a alteração do registo de propriedade:

  • comprador e vendedor devem apresentar Cartão de Cidadão;
  • entrega do Documento Único Automóvel (DUA), que é o ‘bilhete de identidade’ do carro e que precisará de ser alterado de acordo com os dados do novo titular. O IMT enviará posteriormente ao novo proprietário o documento atualizado
  • declaração de venda, para identificar quem compra e quem vende o automóvel, e assim servir de evidência para a transferência de propriedade do veículo.