Poupar

Aceitas casar comigo? 7 pedidos de casamento infalíveis.

3 min

Quer casar, mas ainda lhe falta o ‘sim’? Talvez encontre aqui a ideia para o grande momento: o pedido.

Talvez já esteja quase tudo dito e feito no que respeita a pedidos de casamento. Há quem opte por fazê-lo de forma tradicional (com o pedido da mão da noiva aos pais dela incluído), quem se inspire nos pedidos de casamento vistos em filmes, quem prefira fazê-lo em público ou em privado. Nesta matéria, não há limites para a imaginação. E seja qual for a opção, o objetivo é só um: conseguir um ‘sim’. Para isso, não é preciso ser excêntrico nem ir à falência. Ora veja se alguma destas sete ideias o inspira.

1. Um anel diferente

O anel é – sem dúvida - um dos protagonistas de um pedido de casamento. Mas nem todos os anéis precisam de diamantes para brilhar. Talvez o mais importante seja pensar na mão de quem o vai usar, juntar algo que o personalize, que o torne único. Mesmo o mais clássico dos solitários pode levar cravada a data do princípio de tudo ou aquela música especial. O facto de ser especial não se mede em quilates.

2. Um pedido em público

A ideia vai ser sua. Mas deixamos-lhe as pistas. Imagine um aeroporto, um centro comercial, uma estação de metro ou de comboios. É aí, diante de centenas ou milhares de desconhecidos, que a sua voz vai chamar pelo nome dela ou dele – ao microfone - e gritar “Queres casar comigo?”. Lembre-se que a reação tem mesmo de ficar gravada em vídeo. A surpresa e a grandeza de um pedido de casamento em público terá como consequência – certamente - uma reação a condizer.

3. Escrito por aí...

Se falar em público não é o seu forte, então escreva o pedido na neve, nas nuvens, na areia, numa árvore, numa sobremesa, dentro de um livro ou em qualquer outro local, mas escreva. As palavras têm poder. Acredita?

4. As palavras ditas são tudo

O pedido de casamento é um momento que nunca vai ser esquecido. Motivo mais do que suficiente para se empenhar na perfeição. Sabia que os melhores improvisos também são ensaiados? Isso não retira autenticidade ao que quer dizer e como quer dizer, mas melhorará (e muito) a sua prestação. Agora que já tem a parte técnica, experimente juntar-lhe palavras vindas do coração. Aqui não conseguimos ajudar. Uma dica apenas: seja prosa ou poema, seja rap ou seja fado, considere cumprir duas tradições a que poucos resistem. Ajoelhe-se e depois use estas palavras: “Queres casar comigo?”

5. Coisas’ que falam por si

Se valorizam, acima de tudo, a vossa história, família e percurso, talvez nem um iate, nem uma suite presidencial ou uma ida à Lua consigam ser tão especiais como o lugar do primeiro encontro, do primeiro beijo, a presença de um filho ou do animal de estimação da família, no momento do pedido de casamento. Quem resiste à emoção e ao sim de um filho que tem uma camisola vestida a dizer: “Mamã, queres casar com o papá?”

6. Um cenário bonito e recôndito

Talvez estas não sejam as sugestões para um pedido de casamento mais tradicionais, nem as mais românticas, mas serão certamente alguns dos lugares mais fascinantes para visitar e –  a cereja no topo do bolo – para a derradeira pergunta. Machu Picchu, no Peru; Arashiyama, o maravilhoso parque de bambu de Quioto no Japão; o Lago Moraine no Canadá, um dos mais belos lagos do mundo; Pammukale, na Turquia, conhecido como o parque de algodão; Via Dolorosa em Jerusalém; a Grande Barreira de Coral na Austrália; ou se preferir uma viagem de avião mais curta e ainda assim inesquecível, considere os Açores. Já tem algumas ideias para o cenário. O resto é consigo.

7. Uma noite como todas as outras

Gosta dessa pessoa e já decidiu que é com ela que quer casar, viver e partilhar a vida e tudo o que for possível. Se acha que isso já é – por si só – um evento extraordinário, então tem a tarefa facilitada. Basta escolher um dia como os outros, no meio da rotina, e transformá-lo num dia diferente de todos os outros. Até o príncipe Harry o fez, quando se ajoelhou diante de Meghan, numa noite absolutamente normal, em que assavam frango, e com naturalidade e romantismo, o pedido de casamento surgiu e o ‘sim’ fez o resto. E, no entanto, era uma noite como as outras.

Esperamos ter conseguido dar-lhe, se não uma ideia, pelo menos alguma inspiração. Vá em frente e consiga o tão esperado ‘sim’.