Impostos

Abril e o IMI estão chegar: saiba quanto vai pagar.

1 min

Em alguns concelhos vai haver uma redução do IMI a pagar em 2018. Muitas famílias portuguesas terão também direito a um desconto em função do número de filhos.

O mês de abril traz sempre despesas adicionais para muitas famílias portuguesas, por causa do Imposto Municipal sobre Imóveis.

O valor que a pagar de IMI no mês que vem não é necessariamente o mesmo que pagou no ano passado. A taxa de IMI é discutida todos os anos nas assembleias municipais tendo em conta os limites estipulados por lei. Este ano, o intervalo fixou-se entre os 0,3% e os 0,45%, tendo havido uma descida do limite superior em relação ao ano passado. Em 2017, as taxas variaram entre o intervalo de 0,3% e 0,5%. Esta redução traduzir-se-á, em alguns concelhos, numa diminuição do imposto a pagar. No entanto, convém realçar que há concelhos que vão continuar a cobrar 0,5% por estarem em situação de ajustamento.

Muitas autarquias conferem um desconto em função do número de filhos. O desconto é fixo e varia entre os 20 e os 70 euros: 20 euros para agregados com um filho, 40 euros se forem 2 filhos e 70 euros para famílias com 3 ou mais filhos.

Para ficar a saber quanto vai ter de pagar de IMI, consulte a taxa cobrada pelo seu conselho no Portal das Finanças, clicando no separador Taxas do Município. Selecione o ano de 2017 e o distrito em que está localizada a casa e vai aparecer um quadro. Nesse quadro poderá consultar a taxa a aplicar por município e ficar a saber se existem descontos para quem tem filhos, na coluna da direita (dedução fixa por agregado familiar).

Caso o seu município não apareça na lista do Portal das Finanças, aplica-se a taxa de IMI mínima (0,3%).

Calcule o valor a pagar através da seguinte fórmula: Taxa X Valor Patrimonial Tributário (VPT) = valor a pagar

Em relação ao número de prestações, a regra é a seguinte:

  • Valor até 250 euros – pagamento total em abril.
  • Valores entre 250 e 500 euros – pagamento duas prestações (abril e novembro).
  • Valores acima de 500 euros – pagamento em três prestações (abril, julho e novembro)

Pode consultar o valor que terá que pagar no portal das finanças. Selecione a opção “Cidadãos” e na continuação as opções “Serviços”, “Consultar” e “Imóveis”. Por fim escolha “Notas Cobrança”.