Trabalho e carreira

A melhor e a pior hora para se candidatar a um emprego

1 min

A probabilidade de ser chamado para uma entrevista pode ser maior, ou menor, de acordo com o horário a que envia o email da sua candidatura. Descubra como transformar esta dica numa vantagem.

Pode parecer um pormenor, mas não o é. A hora a que contacta um recrutador tem influência no sucesso da sua candidatura. Pelo menos, é essa a conclusão a que chegou um estudo recente, realizado pela empresa de recrutamento TalentWorks.

Para esse estudo, foram analisadas mais de 1.600 candidaturas enviadas a diferentes horas do dia. As conclusões não deixam margem para dúvidas: existe uma relação direta entre a hora em que o candidato envia um email e a hipótese de conseguir uma entrevista de emprego.

Agora, aquilo que quer saber: qual é, afinal, a melhor hora do dia para concorrer a uma vaga? Entre as 6 e 10 horas da manhã. A partir das 10h, as probabilidades de passar ao passo seguinte - a entrevista - baixam 10% a cada meia hora que passa, com exceção da hora de almoço. E a pior altura do dia para tentar a sua sorte? O período que vai das 16h às 21h, em especial entre as 19h e as 20h.

Um dado adicional. Se quer mesmo muito esse emprego, além de enviar a sua candidatura até às 10h da manhã, faça-o entre 3 a 4 dias após a divulgação da vaga disponível. Parece ser a combinação perfeita para conseguir, pelo menos, ser convocado para um encontro. Resta recomendar que vá bem preparado e desejar-lhe boa sorte.