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A máquina reteve-lhe o cartão? Saiba o que fazer.

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A máquina Multibanco “engolir” um cartão bancário é uma situação comum. Se lhe acontecer, não se preocupe e saiba como resolver o problema de forma rápida.

Ver o cartão ser retido pela caixa automática não é grave, mas pode causar algum transtorno se não souber como resolver a situação, já que pode implicar andar alguns dias sem o seu cartão.

São várias as razões que explicam que uma máquina “engula” um cartão bancário: cartão expirado ou inválido, introdução sucessiva de pin incorreto, falha de energia, cartão em lista negra, bloqueio do cartão pelo banco emitente ou ataque ao sistema.

A questão que se coloca é: o que fazer quando a máquina retém um cartão?

- Contacte imediatamente o banco emissor do cartão e conte o sucedido. Pode-lhe ser atribuído um novo cartão, que virá a receber, juntamente com um novo código secreto (PIN). 

- Tente pedir no balcão onde se encontra o cartão retido. Poderá resolver tudo na hora se a caixa automática pertencer à sua instituição bancária. O funcionário consultará a mensagem de erro no sistema e, se for identificado o motivo e o cliente, poderá fazer a entrega do cartão nesse momento.

- Peça ao seu banco uma carta ou fax a autorizar a entrega do cartão e dirija-se à agência onde o cartão ficou retido. 

Poderá também acontecer o cartão ficar retido na máquina por razões de segurança, se exceder o tempo disponível para o retirar. Nesse caso, essa agência poderá devolver-lhe o cartão na hora.

Mais um conselho: quando a caixa automática dá indicação para retirar o cartão mas este não sai, não abandone o local. Espere dois ou três minutos e, se o problema se mantiver, informe a agência ou a sua instituição bancária, de preferência sem abandonar a caixa multibanco, porque pode tratar-se de uma fraude.