Poupar

A maioria dos portugueses poupa. E você?

1 min

Despesas inesperadas e viagens são os principais motivos de poupança.

A maioria dos portugueses consegue poupar dinheiro todos os meses e até mais do que no ano passado. É o que revela o estudo “European Payment Consumer Report”, da Intrum. Segundo este relatório, apesar de apenas 36% dos inquiridos portugueses afirmarem que a sua situação financeira melhorou, 59% conseguem pôr dinheiro de parte todos os meses, tal como acontece no resto da Europa. Em média, poupam 193 euros, por mês, o que compara com os 80 euros do ano passado. Apesar do nível de poupança dos portugueses ter aumentado, ainda fica abaixo dos 255 euros por mês da média europeia.

76% dos inquiridos portugueses apontam as despesas inesperadas como o principal motivo de poupança – acima dos 67% dos restantes europeus. As viagens surgem em segundo lugar com 42% dos portugueses a eleger este motivo contra 40% da média europeia.

Comprar uma viagem a crédito, pagar a prestações ou pedir dinheiro emprestado são opções que não agradam à maioria dos portugueses – apenas 16% concordam com estas hipóteses, enquanto 66% discordam – nem ao resto dos europeus.

Se ainda não faz parte da maioria ou precisa de ideias para poupar, veja aquialgumas das nossas sugestões. E, já agora, aproveite para saber como juntar dinheiro para uma grande viagem.