Impostos

A empresa tem os seus descontos para a segurança social em dia?

1 min

Descubra como pode verificar regularmente a situação relativa aos seus descontos através da página da Segurança Social.

É caso para dizer: não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Verificar se os descontos para a segurança social estão corretos é do interesse dos contribuintes. Trata-se de garantir que um dia a reforma vai refletir todos os descontos que fez ao longo de uma vida de trabalho. E de evitar erros que no futuro podem resultar no desaparecimento de meses ou anos de descontos da carreira contributiva.

Saiba agora como pode verificar, de uma forma simples e rápida, se a sua empresa está a efetuar os descontos devidos.

  1. Entre na página da Segurança Social Direta.  
  2. Insira os seus dados pessoais: número da segurança social e a password.  
  3. Quando entra na sua área, tem acesso a seis opções diferentes: conta-corrente, família, emprego, doença, ação social e pensões.  
  4. Para saber se o seu atual empregador está a fazer os descontos devidos para a Segurança Social, deve escolher a opção ‘Emprego’, de seguida ‘Remunerações’ e depois ‘Consultar remunerações mensais declaradas por empregadores’.  
  5. Na plataforma online pode ainda consultar o histórico completo da carreira contributiva até, no máximo, 20 anos. Para tal, selecione a hipótese ‘Consultar remunerações anuais declaradas por empregadores’. Neste caso só encontrará o valor anual declarado pela empresa.

Em qualquer das situações, veja à lupa se constam todas as empresas para as quais trabalhou, os anos de descontos e respetivos valores. Se verificar que toda a informação está em ordem, pode ficar descansado. Caso contrário, não perca tempo e vá à Segurança Social, pessoalmente, para tentar resolver a situação o mais rapidamente possível. Lembre-se: o que está em causa é a sua reforma.