Poupar

7 serviços públicos com agendamento online

1 min

Estes são alguns dos serviços que tem de conhecer para lhe facilitar a vida.

Longe vai o tempo em que era preciso tirar uma manhã para tirar o cartão do cidadão ou o passaporte. Há cada vez mais serviços públicos essenciais que permitem agendamento online. Conheça sete, entre tantos outros, que vão certamente ser-lhe úteis, mais cedo ou mais tarde. 

Cartão de Cidadão num CliqueEvite filas no momento de pedir, renovar, ou fazer alterações ao Cartão de Cidadão.Aqui pode agendar site, hora e local.

Passaporte EletrónicoComodamente, pode agendar uma data e uma hora no concelho que lhe convier para fazer o seu Passaporte Eletrónico Português. Com sorte, pode conseguir marcações na mesma semana, devido às desistências. 

Carta de ConduçãoRenovar, alterar os dados ou pedir uma segunda via da carta de condução já é possível através de um agendamento online.

Marcação de casamento Se vai casar, também já pode dar início ao processo de casamento através de um agendamento eletrónico, que pode ser efetuado pelos noivos ou por um procurador. Aqui tem toda a informação necessária para iniciar o processo, antes de efetuar a marcação.

Ir ao Serviço de Estrangeiros e FronteirasAs conhecidas filas do SEF podem ser anuladas com uma simples marcação online para serviços como: renovar a Autorização de Residência; renovar o Cartão de Residência ou prolongar a permanência em Portugal. O agendamento pode ser feito no Portal do SEF.

Marcar uma consulta É possível hoje agendar uma consulta para os Cuidados de Saúde Primários tal como pedir a isenção de uma taxa moderadora. Estas são algumas das facilidades encontradas na Área do Cidadão do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Antes de ir para as filas certifique-se se já é possível fazer uma marcação online.