Investir

7 dicas para ganhar dinheiro no Facebook

3 min

Saiba como transformar uma página de Facebook num negócio que o ajuda a comunicar e rentabilizar uma ideia ou um projeto.

É fácil, é barato (na verdade, é grátis) e dá milhões. Ou melhor, pode dar se o usar com todas as dicas que lhe recomendamos aqui para transformar os seus “gostos” em euros. Tome nota das 7 dicas que podem ajudá-lo a rentabilizar o seu negócio:

  1. Desenhe a sua estratégia Ninguém começa o caminho pelo fim, isso é certo. De acordo com Brian Carter no livro “Como ganhar com o Facebook” (2013, Marcador Editora), na definição da estratégia no Facebook deve começar por saber exatamente aquilo que quer alcançar e o que não quer fazer.
    • Sabe que objetivo quer atingir na estratégia de marketing que implementar no Facebook?
    • E quando tiver fãs, sabe o que fazer com eles?  
    Pense nisso. A resposta a estas perguntas é fundamental para começar.  
  2. Trate bem dos seus "likes" Eles diminuem os custos e aumentam os lucros, além de mostrarem que as pessoas lhe estão a prestar atenção. Os “gostos” de cada fã dão-lhe mais visibilidade e constroem uma base de potenciais clientes. Segundo as contas da ChompOn, uma empresa que fornece uma plataforma de marca branca para sites de venda como a Groupon, cada “gosto” vale 8 dólares. As publicações no Facebook geram quatro vezes mais tráfego para o site da sua empresa do que um e-mail.  
  3. Trabalhe a lealdade Segundo um estudo da revista Harvard Business Review sobre a rede de cafés e padarias Houston Dessert Galery, o Facebook - sempre que bem trabalhado pelos responsáveis de marketing - pode aumentar a lealdade dos melhores clientes, interagindo com eles. Isso ajuda não só a que os clientes mais leais da marca sejam mais fiéis como os leva a consumir mais. O estudo revelou que neste caso, sempre que a lealdade foi trabalhada através da interação, os clientes se tornaram 41% mais leais e gastaram mais 45% do seu orçamento de restaurantes na Dessert Galery.  
  4. Tire partido das imagens A máxima de que uma imagem vale mais do que 1000 palavras é verdade em todas as dimensões e o mesmo se aplica ao Facebook.Estudos revelam que os posts no Facebook que incluem imagem têm 180% mais de interação do que os que não as têm.  
  5. Faça publicidade A única situação em que pode dispensar o investimento em publicidade no Facebook é sempre que tenha uma base de fãs substancial e que saiba que os fãs são, com certeza, os seus potenciais compradores. Se o seu caso não é nenhum desses, a publicidade no Facebook dá-lhe vantagens significativas sobre a concorrência: capta público com um investimento menor do que em qualquer outro canal de marketing e ajuda-o a qualificar fãs como potenciais bons compradores. A publicidade é uma maneira de simplificar o processo de chegar às pessoas certas com a mensagem certa, na altura e com a oferta mais adequada. E nem sequer precisa de gastar muito dinheiro. Por exemplo, com 50 euros já pode conseguir captar o interesse de uma boa audiência.  
  6. Alinhe-se com os fãs A melhor maneira de chegar às pessoas que interessam para o seu negócio é ir ao encontro dos interesses delas. Para este processo é importante definir o seu público-alvo. Depois, produza conteúdos de que os potenciais clientes gostem e pelos quais se interessem e invista em publicidade direcionada para o público que quer alcançar.  
  7. Use o Facebook como caminho Por fim, não pense que o Facebook traz fortuna em si. É preciso trabalhar a relação com os seus fãs para que a página do seu negócio na rede social possa trazer-lhe mais-valias, nomeadamente na divulgação do seu negócio online e até mesmo offline. A sua página de Facebook, desde que bem usada, pode servir de convite a que os seus clientes o visitem no seu restaurante, que os consumidores conheçam os novos produtos da sua loja ou até para que novos clientes possam saber das promoções do seu negócio.

Se está a pensar em começar um negócio, mesmo que caseiro, ou já tem um projeto e pretende comunicar mas não tem muito dinheiro, aposte nas redes sociais. Em Portugal, o Facebook é uma das redes com mais peso e permite que chegue mais perto daqueles que são os seus clientes e potenciais clientes.

 

Artigos relacionados: