Investir

7 dicas de milionários para todos nós

2 min

Quem já não sonhou em ser rico? Uma ideia ambiciosa, agora desconstruída em sete dicas muito simples, que nos vão ajudar a poupar todos os dias.

Este não é um texto que lhe vai ensinar como ficar milionário. São apenas bons conselhos para gerir o seu orçamento familiar nos dias de hoje. O site americano AOL reuniu alguns representantes e assessores financeiros de milionários para compilar os oito conselhos mais importantes que dão aos seus clientes.

 

  1. Comece por investir em ações. Se não tem os recursos para começar o seu próprio negócio, então porque não investir o seu dinheiro em títulos de empresas que já existem. Quanto maior for o investimento, maior poderá ser o retorno conseguido. Mas se não quer arriscar muito, invista apenas uma quantia que saiba que não vai precisar num curto prazo.
  2. Tenha um fundo de emergência. Como o futuro nunca se sabe, este é aquele dinheiro que vai pondo de lado sempre que pode. Michael Rose é sócio-gerente da Rose Capital Advisors em Miami Beach, Florida. Grande parte dos seus clientes são artistas e atletas ricos e, ainda que muitíssimo abastados, são vulneráveis porque podem sempre sofrer uma lesão ou podem não terem um papel para representar. Ter um fundo de dinheiro guardado é realmente importante.
  3. Reveja as suas finanças regularmente. Todos os anos aumentam os impostos, as consultas médicas ou o total das compras da mercearia. O mesmo que gastava no ano passado já não chega para este ano. Por isso, é importante que dedique algum tempo a analisar as suas finanças para que não seja apanhado de surpresa.
  4. Ensine os seus filhos a gerir o seu próprio dinheiro. Pouco importa se dá mais ou menos mesada aos seus filhos se não lhes ensinar primeiro como lidar com dinheiro. Leve-os às compras consigo e explique-lhes o que significa ter um orçamento para cada uma das despesas. Motive-os a definir as suas próprias metas em relação a dinheiro.
  5. Não empreste dinheiro. De acordo com Jimmy Lee, presidente do grupo Wealth Consulting, em Las Vegas, muitas pessoas “são vítimas” de amigos “que têm os seus próprios interesses em mente”. Não tenha receio em dizer “não”.
  6. Adquira o hábito de poupar. Quanto mais poupar, mais dinheiro terá. Parece um anúncio publicitário, mas não é. De facto, é um conselho familiar antigo que, quanto mais cedo criar esse hábito no dia-a-dia, mais vai poupar.
  7. Entenda o que o leva a gastar o seu dinheiro. Esta é uma análise fundamental que Kathleen Grace, gerente e diretora da United Capital Financial Advisers, defende para perceber realmente a forma como e porque gasta o seu dinheiro. “Não seja um gastador emocional,” avisa Grace. Por exemplo, quando for às compras pergunte a si próprio se precisa realmente do produto ou se é apenas o impulso de comprar que o faz feliz.