Poupar

SOS Escaldão: 6 remédios caseiros para queimaduras solares

2 min

Ninguém está livre de apanhar um "escaldão" durante as férias. Saiba como tratar a pele queimada, quando não tem uma farmácia por perto.

Finalmente chegaram as tão aguardadas férias. Está há praticamente onze meses à espera do momento em que vai por o pé na areia, novamente. E depois, logo no primeiro dia, apanha um escaldão. Mesmo que utilize um creme com fator de proteção elevado, não está livre disto lhe acontecer, ou porque não aplicou da melhor forma, ou porque não voltou a aplicar o creme ao longo do dia, ou porque apanhou sol demais. São situações tão desagradáveis quanto comuns.

Uma vez que nem sempre existe uma farmácia por perto, e que nem sempre as farmácias estão abertas às horas em que mais precisamos, partilhamos consigo 6 remédios caseiros para queimaduras solares. Encontrará em casa pelo menos um deles:

  1. Iogurte natural. Arrefece a pele queimada e acalma-a, além de ajudar a restabelecer o pH da epiderme. Aplique o iogurte natural sobre as zonas da pele agredidas pelo sol e deixe-o ficar até que seque. Depois, basta passar-se por água morna e colocar um creme hidratante.
  2. Faça uma máscara à base de morangos triturados e aplique-a nas zonas afetadas. Esta receita irá também aliviar os sintomas da queimadura solar e ajudar a regenerar a pele. Pode, inclusivamente, combinar os morangos com o iogurte natural, potenciando os resultados.
  3. É usado há séculos para tratar queimaduras solares na pele. A aplicação do mel em queimaduras e feridas não só ajuda a aliviar os sintomas do escaldão, mas também a evitar infeções e acelerar a cicatrização. Afinal, trata-se de um excelente hidratante e cicatrizante. Se preferir, pode diluir o mel para facilitar a sua aplicação.
  4. É excelente no tratamento do escaldão. Pode ser aplicada sob a forma de puré ou de pasta, depois de colocada no processador de alimentos. Experimente, e surpreenda-se.
  5. Leite gordo. Embeba uma gaze ou qualquer pano limpo em leite gordo e aplique nas zonas mais castigadas. Pode até nem gostar de beber leite gordo, mas se lhe der esta aplicação, vai estar a tirar partido das suas propriedades e vai rapidamente aliviar a dor da queimadura solar.
  6. Chá preto. Ajudará a restaurar a pele queimada graças à presença de ácido tânico. Faça uma infusão com três saquetas e, se puder, adicione umas folhas de menta. Deixe arrefecer totalmente e depois aplique a infusão sobre a pele utilizando discos de algodão ou compressas. Guarde a infusão no frigorífico para ir aplicando nas horas seguintes. Fria vai saber-lhe ainda melhor.

Além do tratamento ao nível da pele, há outros cuidados que pode ter para minimizar os efeitos de um escaldão. Saia do sol, imediatamente. Beba muita água. Tome banhos de água fria. E vista roupas largas, frescas e de tecidos suaves. E, da próxima vez, lembre-se de espalhar melhor o protetor solar e de renovar a sua aplicação ao longo do dia.

Cuide da sua pele, diga não ao escaldão!  

Recibos Verdes e Trabalhadores Independentes

Para saber como funcionam os recibos verdes, quais as suas novas regras, ou todas as características de um regime de trabalhador independente, consulte os artigos desta página.

Está a trabalhar a recibos verdes? Conheça os seus direitos

Impostos

Está a trabalhar a recibos verdes? Conheça os seus direitos

2 min
Vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada

Impostos

Vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada

2 min
O IVA nos recibos verdes

Impostos

O IVA nos recibos verdes

2 min
Segurança Social de Trabalhadores Independentes: contribuições e isenções

Impostos

Segurança Social de Trabalhadores Independentes: contribuições e isenções

1 min
Trabalhador a recibos verdes: como conseguir crédito?

Crédito

Trabalhador a recibos verdes: como conseguir crédito?

1 min