Dinheiro

6 Mercados de Natal, todos tão diferentes

2 min

De norte a sul do país, não faltam mercados de Natal. Já escolheu o mercado da sua vida?

Data de publicação 2019 M12 5

Tradicionais, mágicos, sustentáveis, originais, estamos na época deles. Conheça (apenas) seis entre dezenas de mercados de Natal no país, para todos os gostos.

Porto

Mercados de Natal do Porto é a iniciativa que reúne as três grandes feiras de Natal da cidade. O Mercado da Alegria, a 6.ª Artes & Ofícios do Porto e a Artesanatus Porto reúnem a magia habitual da época e o que é típico na região. Há brinquedos artesanais, artesanato, doces e produtos alimentares regionais. Este Natal promete ser o mais iluminado de sempre no Porto também graças à árvore de Natal com 30 metros. E ainda nem falámos nas pistas de gelo. É Natal, no Porto.

Serra da Estrela

Em Cabeça, ergue-se a Aldeia Natal 2019, uma ‘Festa genuína. Pelas mãos de gente genuína”. A expressão ganha sentido quando se percebe que toda a festa e decoração sai das mãos das gentes da terra e os materiais são oriundos da natureza. A aldeia enfeita-se de giestas, videiras ou pinheiros, num evento 100% sustentável que pode visitar até 1 de janeiro de 2020.

Águeda

Um Natal de recordes, em Águeda. Depois do maior Pai Natal do mundo do Guiness, com 21 metros de altura, junta-se agora o Pai Natal mais pequeno do mundo. Trata-se de uma micro-escultura que tem um Pai Natal e uma árvore de Natal, do tamanho de um ponto final. Esculpida pelo artista britânico Willard Wigan em seis semanas, esta obra pode ser vista no Natal de Águeda e traz uma mensagem especial: “às vezes, a mais pequena coisa pode ter a maior mensagem".

Lisboa

A Capital do Natal, no Passeio Marítimo de Algés, apresenta-se como o maior parque temático da Europa, recriando a magia da Lapónia e o mundo dos Elfos. Há pista de gelo, comboio de Natal, roda gigante, um espaço de esculturas em gelo com temperaturas negativas e havia renas verdadeiras, mas que foram retiradas do parque após a abertura. A inauguração trouxe dissabores a uns e felicidade a outros. Os bilhetes começam nos 20 euros e as crianças também pagam.

Sintra

É num mosteiro do século XIV que se realiza o mercado de Natal do Penha Longa Resort. Não é preciso pagar nada para entrar neste claustro secular onde há Natal para toda a família. Escrevem-se cartas ao Pai Natal, há workshops de bolachas ou sessões de cinema e ainda pode embarcar numa viagem ao Penedo dos Ovos. Curioso?

Algarve

Mais de 50 figurantes vão recriar o dia em que nasceu Jesus. É este o mote da Aldeia Presépio em Odeleite. Com a tradição acima de todas as coisas, os visitantes vão ter artesanato, comida típica e doçaria tradicional. Não faltará o caldo verde, perto de uma fogueira de Natal. A entrada é livre.

Feliz Natal.

Recibos Verdes e Trabalhadores Independentes

Para saber como funcionam os recibos verdes, quais as suas novas regras, ou todas as características de um regime de trabalhador independente, consulte os artigos desta página.

Está a trabalhar a recibos verdes? Conheça os seus direitos

Impostos

Está a trabalhar a recibos verdes? Conheça os seus direitos

2 min
Vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada

Impostos

Vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada

2 min
O IVA nos recibos verdes

Impostos

O IVA nos recibos verdes

4 min
Segurança Social de Trabalhadores Independentes: contribuições e isenções

Impostos

Segurança Social de Trabalhadores Independentes: contribuições e isenções

1 min
Trabalhador a recibos verdes: como conseguir crédito?

Crédito

Trabalhador a recibos verdes: como conseguir crédito?

1 min