Dinheiro

6 Mercados de Natal, todos tão diferentes

2 min

De norte a sul do país, não faltam mercados de Natal. Já escolheu o mercado da sua vida?

Tradicionais, mágicos, sustentáveis, originais, estamos na época deles. Conheça (apenas) seis entre dezenas de mercados de Natal no país, para todos os gostos.

Porto

Mercados de Natal do Porto é a iniciativa que reúne as três grandes feiras de Natal da cidade. O Mercado da Alegria, a 6.ª Artes & Ofícios do Porto e a Artesanatus Porto reúnem a magia habitual da época e o que é típico na região. Há brinquedos artesanais, artesanato, doces e produtos alimentares regionais. Este Natal promete ser o mais iluminado de sempre no Porto também graças à árvore de Natal com 30 metros. E ainda nem falámos nas pistas de gelo. É Natal, no Porto.

Serra da Estrela

Em Cabeça, ergue-se a Aldeia Natal 2019, uma ‘Festa genuína. Pelas mãos de gente genuína”. A expressão ganha sentido quando se percebe que toda a festa e decoração sai das mãos das gentes da terra e os materiais são oriundos da natureza. A aldeia enfeita-se de giestas, videiras ou pinheiros, num evento 100% sustentável que pode visitar até 1 de janeiro de 2020.

Águeda

Um Natal de recordes, em Águeda. Depois do maior Pai Natal do mundo do Guiness, com 21 metros de altura, junta-se agora o Pai Natal mais pequeno do mundo. Trata-se de uma micro-escultura que tem um Pai Natal e uma árvore de Natal, do tamanho de um ponto final. Esculpida pelo artista britânico Willard Wigan em seis semanas, esta obra pode ser vista no Natal de Águeda e traz uma mensagem especial: “às vezes, a mais pequena coisa pode ter a maior mensagem".

Lisboa

A Capital do Natal, no Passeio Marítimo de Algés, apresenta-se como o maior parque temático da Europa, recriando a magia da Lapónia e o mundo dos Elfos. Há pista de gelo, comboio de Natal, roda gigante, um espaço de esculturas em gelo com temperaturas negativas e havia renas verdadeiras, mas que foram retiradas do parque após a abertura. A inauguração trouxe dissabores a uns e felicidade a outros. Os bilhetes começam nos 20 euros e as crianças também pagam.

Sintra

É num mosteiro do século XIV que se realiza o mercado de Natal do Penha Longa Resort. Não é preciso pagar nada para entrar neste claustro secular onde há Natal para toda a família. Escrevem-se cartas ao Pai Natal, há workshops de bolachas ou sessões de cinema e ainda pode embarcar numa viagem ao Penedo dos Ovos. Curioso?

Algarve

Mais de 50 figurantes vão recriar o dia em que nasceu Jesus. É este o mote da Aldeia Presépio em Odeleite. Com a tradição acima de todas as coisas, os visitantes vão ter artesanato, comida típica e doçaria tradicional. Não faltará o caldo verde, perto de uma fogueira de Natal. A entrada é livre.

Feliz Natal.