Poupar

6 ideias económicas para reciclar o quarto das crianças

2 min

Chegou o momento de decorar o quarto das crianças, mas o orçamento está contado? Inspire-se no milagre da reciclagem.

Achava que era missão impossível decorar um quarto infantil reciclando? Reciclar significa poupar o planeta e poupar dinheiro. Se procura o melhor dos dois mundos na decoração do quarto dos seus filhos, fique apenas com seis ideias de uma infinidade de possibilidades.

1. A cama de paletes

Junte umas quantas paletes de madeira. Peça no supermercado, à vizinha, aos amigos. Trate de lixar e pintar a madeira da cor preferida do seu filho. Una as paletes em forma de estrado e aí tem a base de uma nova cama. Um charme, com toque de cabana, que os miúdos vão adorar.

2. Um pufe sobre rodas

Há por aí um pneu esquecido na garagem ou na arrecadação? Depois de uma limpeza a fundo, acredite que tem uma peça em bruto que pode ser (quase) tudo o que quiser. Experimente preenchê-lo de espuma ou esponja, e depois cobri-lo com um tecido ou uma almofada colorida. Aí tem o novo pufe para as crianças! Se não quiser aproveitar a cor natural do pneu, pinte-o ou forre-o totalmente de corda de sisal ou tecido. Se tiver jeito para crochê, pode criar uma peça inspirada na artista Joana Vasconcelos, mas que sai um bocadinho mais em conta.

3. Livros em caixas da fruta

As caixas da fruta e dos vegetais já não vão para o lixo. Penduradas na parede com a ajuda de parafusos, dão uma bela estante para os livros infantis. Coladas ao rodapé, podem servir para guardar os sapatos. No chão, aplicando pequenas rodas nos quatro cantos, servem como caixa de arrumação para brinquedos.

4. Latas para os lápis

Latas há muitas. A lata que traz o tomate pelado, o feijão ou o grão ou as latas de conserva. Depois de vazias, só tem de as lavar muito bem, retirar os rótulos e utilizá-las como um porta lápis e canetas que fica bem em qualquer quarto. Se preferir, pode pintar a lata ou forrá-la com tecido.  

5. Bonecos expostos em rolos de papel

O papel higiénico chegou ao fim? Guarde os rolos. Quando tiver uns dez, cole-os à parede com o buraco virado para si. Em círculo, quadrado, ou retângulo, podem ser a vitrina de sonho das figurinhas de Lego, Playmobil, ou de outras coleções dos seus filhos. A partir de agora podem estar sempre em exposição.

6. Sacos de papelão para a roupa suja

Sacos de papelão grandes e fortes, ou mesmo sacos de pano, podem bem ser o cesto da roupa suja das crianças. São resistentes, podem pendurar-se para não ocupar espaço no chão e são fáceis de transportar até à máquina de lavar. Além disso, são mais baratos do que um cesto de madeira ou verga.

Em qualquer caso de reaproveitamento de materiais para o quarto das crianças, o conselho é: todo o cuidado é pouco. Limpar, lixar, envernizar ou pintar, para deixar o material bem acabado e sobretudo seguro, num ambiente imprevisível, como só as crianças sabem ser. De resto, inspire-se aqui. As ideias não têm fim.