Poupar

6 formas de poupar dinheiro na festa de anos do seu filho

2 min

Quer organizar uma festa de aniversário para o seu filho? Conheça algumas dicas que o vão ajudar a poupar dinheiro.

À medida que os seus filhos vão crescendo, o custo das festas de aniversário vai subindo. Mas há sempre forma de organizar um evento sem descurar o orçamento. Saiba quais as seis coisas em que pode poupar numa festa de aniversário infantil.

1. Planeamento

Comece por pensar no número de convidados. É quase inevitável o seu filho querer convidar todos os colegas de turma, mas se tem um orçamento limitado o melhor é definir um número máximo de amigos que as suas crianças poderão convidar. Fazer os convites de viva voz ou por email é também uma forma de poupar.

2. Espaço

A oferta de espaços que organizam festas para crianças é cada vez mais vasta, mas os preços (quer sejam cobrados por criança ou por hora) nem sempre são muito convidativos. A opção mais em conta é fazer a festa em casa. Se o problema é o espaço, pense em soluções alternativas, como uma garagem ou os espaços comuns do condomínio.

3. Decoração

Decida um tema para a festa e meta mãos à obra. Peça a colaboração dos seus filhos, faça recortes de papel – existem muitos modelos gratuitos na Internet, por exemplo – e utilize brinquedos e jogos como peças de decoração.

4. Comida

Outra forma de poupar é evitar comprar comida a mais. Peça confirmação aos convidados e planeie a ementa para evitar o desperdício de comida (e dinheiro). Além disso, não esqueça que a maior parte dos convidados são crianças, que comem e bebem menos do que um adulto. Prepare o lanche com estas dicas em mente e evite comprar comida já feita. O mesmo princípio se aplica ao bolo de aniversário. Ponha as mãos na massa e faça o bolo preferido do seu filho. Se alguém se oferecer para levar o bolo, aceite.

5. Mesa

Se espera muitos convivas, pode ser muito prático recorrer aos talheres e pratos descartáveis, em especial se quer poupar trabalho depois da festa. No entanto, essa não é uma opção muito ecológica e, contas feitas, também não sai muito barata. Afinal está a comprar coisas que vai deitar fora após uma única utilização. A opção mais em conta é a de usar louça tradicional e estabelecer algumas regras com os convidados que facilitem a tarefa de lavar a louça no final do dia.

6. Animação

Mais uma vez, o truque aqui é pensar em jogos e momentos divertidos que envolvam a participação das crianças. Pense em jogos tradicionais, como o jogo do saco ou da cadeira, e coloque música. A imaginação é o limite. Mobilize outros adultos para que também participem e colaborem na animação. Mas não pense demasiado: afinal, as crianças também precisam de brincar entre elas.

Para além destas seis dicas de poupança, há outra que deve levar em conta: se algum colega ou amigo do seu filho fizer anos na mesma altura porque não pensar em organizar uma festa conjunta? Pode poupar nos gastos e dividir as tarefas de organização.

 

Especial Animais

Dizem que os animais são os nossos melhores amigos, por isso criámos um especial para eles!

Cão à janela do carro vale multa pesada

Poupar

Cão à janela do carro vale multa pesada

1 min
10 receitas de comida para o seu cão feitas em casa

Poupar

10 receitas de comida para o seu cão feitas em casa

2 min
Tem um gato? Prepare-lhe refeições caseiras

Poupar

Tem um gato? Prepare-lhe refeições caseiras

2 min
Pode invadir uma casa para salvar um animal maltratado?

Direitos e Deveres

Pode invadir uma casa para salvar um animal maltratado?

3 min
Cão na creche, cão feliz.

Direitos e Deveres

Cão na creche, cão feliz.

5 min
5 despesas que pode evitar com animais

Poupar

5 despesas que pode evitar com animais

1 min
Como poupar nas despesas de veterinário

Poupar

Como poupar nas despesas de veterinário

4 min