Poupar

5 passos para poupar no regresso às aulas

2 min

Fazer uma lista de compras é o primeiro passo.

Setembro está ao virar da esquina e com ele chegam os habituais gastos com o regresso às aulas. Entre livros, mochila e material escolar, a conta pode chegar a centenas de euros. Todos os conselhos são, por isso mesmo, bem-vindos para subtrair euros a esta lista.

  1. Uma lista de compras

Ter uma lista de compras é uma segurança. Garante que vai comprar o que precisa e apenas o que precisa.

  1. Fixe um plafond

Se já tem a lista, antes de sair de casa, defina um plafond. Este é o valor máximo que pode e que quer gastar com todos os artigos que tem de comprar para o regresso às aulas do seu filho. Como o valor não estica, isso obrigá-lo-á a manter o foco e a usar a calculadora.

  1. Não vá sem destino

E agora, onde vai fazer as compras? Não saia de casa sem destino porque pode estar a perder uma boa oportunidade para poupar uns valentes euros. Mas isto requer pesquisa. Comece hoje. Visite todos os sites de livrarias, grandes superfícies, lojas de retalho, de que se lembre. Muitas delas estarão a começar por esta altura campanhas com uma duração específica para aquisição de livros e material escolar com descontos especiais que podem chegar aos 20%. Mas não se deixe levar pela grandeza do desconto, o que vale são os preços finais. E não se esqueça de passar na livraria ou na papelaria lá do bairro. Nunca se sabe se não compensa. O conselho é: pesquise antes, muito e bem.  

  1. Seja disciplinado

Depois de todo este trabalho prévio, chegou a hora da verdade: o momento das compras. Tem de ser disciplinado, cingir-se à lista de compras e procurar os melhores negócios. Claro que pode faltar um artigo na lista, mas coisa diferente é deixar-se levar pela oferta apelativa, criativa e colorida que as grandes superfícies, as livrarias e papelarias prepararam para as famílias. Tem de ser forte e saber dizer não (se for essa a sua intenção) quando o seu filho lhe pedir a última mochila da moda, os cadernos do herói preferido e outros que tais. Tenha controlo sobre a lista de compras.

  1. Abra uma exceção

Fez tudo bem, comprou tudo o que precisava e ainda ficou abaixo do plafond máximo definido? Então deixe o seu filho escolher uma coisa especial. Que seja inspiradora para o novo ano que vai começar.