Poupar

5 gestos pouco amigos da bateria do telemóvel

1 min

São 5 coisas que fazemos sem pensar que podem afetar o bom funcionamento das baterias. Descubra quais são e faça a bateria do seu telemóvel durar mais tempo.

A bateria é um dos pontos fracos dos telemóveis. O aparelhos estão muitas vezes em ótimo estado, mas a bateria dura pouco. Em parte, isso deve-se à forma como a carregamos e a alguma falta de cuidado.

Quer saber 5 coisas que afetam a boa ‘saúde’ da bateria do seu telemóvel?  

1. Expor o telemóvel ao sol. Parece um gesto inofensivo, mas pode afetar o desempenho da bateria, além de poder comprometer o desempenho do software.

2. Deixar o telemóvel a carregar durante a noite. Não é recomendável deixar o telemóvel a carregar durante horas a fio, seja de noite ou durante o dia. O ideal é que retire o telemóvel do carregador logo que a bateria atinja os 100%.

3. Comprar cabos não oficiais. Costumamos comprar cabos que não da marca oficial do telemóvel porque são naturalmente muito mais baratos. Mas a verdade é que que esses cabos podem comprometer sem retorno a bateria do seu telemóvel. É caso para dizer que o barato sai caro.

4. Usar capas de carregamento. São muito práticas, é verdade, mas podem estragar a bateria do telemóvel por não terem a voltagem certa ou por provocar o sobreaquecimento do aparelho.

5. Deixar um telemóvel antigo fechado na gaveta. Já lhe aconteceu precisar de usar um telemóvel antigo que tem tão bem guardado numa gaveta há meses ou anos e julga estar em ótimo estado, e depois ele não ligar? A culpa é da bateria. Para manter ‘vivo’ um telemóvel antigo, carregue-o com alguma frequência, para que a bateria não fique danificada de forma irreversível.