Poupar

5 dicas para poupar bateria

2 min

Quando está mesmo a ver que a bateria do smartphone vai acabar e precisa de estar contactável, ponha em prática alguns dos truques que permitem poupar a carga.

Parece que acontece sempre quando realmente precisamos do smartphone para algo importante, que não consultar o Instagram. Estar com pouca bateria e não ter como carregá-la é uma situação comum. Mas para algumas pessoas, o simples facto de saberem que o telemóvel tem pouca bateria é o suficiente para gerar alguma forma de ansiedade.

A pergunta é: sabe o que fazer em situações em que a percentagem da bateria está baixa e precisa de estar contactável? Ou quando vai andar na rua o dia todo e precisa que a bateria "estique"? Conheça cinco truques para poupar a bateria do seu smartphone.  

1. Reduza o brilho do ecrã

Sabia que, em alguns modelos de smartphone, o nível de brilho do ecrã chega a ser responsável por 50% do consumo da bateria? Um dos truques mais eficazes para poupar bateria é reduzi-lo. Vá às configurações e coloque o nível de brilho o mais baixo possível.

2. Desative a localização

Por norma, mantemos os serviços de localização ativos, até porque algumas apps estão sempre a solicitar a localização do utilizador e outras requerem mesmo que esta função esteja ligada para funcionarem. Desativar a localização fará com que a bateria dure mais.

3. Esqueça as redes sociais

O Facebook é, muitas vezes, a maior fonte de consumo da bateria de um smartphone. Se quer poupá-la, feche a app. O mundo não vai acabar por estar "desconetado" umas horas.

4. Desligue o Wi-fi, o bluetooth e os dados móveis

Sabia que a opção Wi-fi gasta menos bateria que os dados 3G/4G? Se está ligado ao Wi-fi do local onde está, não há necessidade de ter os dados móveis ligados. E se tem mesmo muito pouca bateria e a prioridade é estar contactável através de uma chamada, desligue o Wi-fi, o bluetooth e os dados 3G/4G. Ou seja, limite o uso do aparelho às funções básicas dos antigos telemóveis: chamadas e sms.

5. SOS: modo voo

É a dica mais drástica, para quando a bateria está a dar as últimas. Ative o modo voo para reduzir ao máximo o consumo de bateria do seu smartphone. É a forma mais eficaz de aguentar a carga até ao momento em que realmente precise dela.

Resta deixar uma dica extra: compre uma bateria portátil. Estão cada vez mais baratas. Encontra-as à venda por preços a partir dos 10 euros. Além disso, são leves e compactas (cabem no bolso). O melhor? Garantem uma carga completa no smartphone.