Trabalho e carreira

5 coisas que tem de dizer numa entrevista de emprego.

1 min

A entrevista de emprego pode ser a única oportunidade que tem de convencer o recrutador de que é a pessoa certa. Saiba aquilo que é obrigatório transmitir.

Se foi convidado para uma entrevista de emprego, é sinal de que já passou por uma das fases do processo de seleção. Tem razões para ficar entusiasmado, mas não pense que o cargo já é seu. A conversa frente a frente pode ser uma aliada, mas também pode prejudicar o candidato. Numa entrevista, ser monossilábico não vai fazer subir a sua reputação, mas falar demasiado pode ser ainda mais perigoso. Em primeiro lugar, tem de saber ouvir. E quando chegar a sua vez de falar, faça-o com calma, mostrando ter as ideias organizadas, e não deixe passar a oportunidade de dizer certas coisas.

Mais do que uma recomendação, comunicar os cinco pontos que se seguem é praticamente obrigatório, se quer ser o escolhido.

1. Conheço a empresa

Uma das melhores formas de transmitir a sua vontade em querer trabalhar ali é mostrar que pesquisou sobre a empresa antes da entrevista.

2. Identifico-me com a empresa

No decorrer da conversa, passe de forma subtil a mensagem de que se identifica com a cultura e o funcionamento da empresa. O recrutador deve ficar com a ideia de que seria fácil para si integrar-se no local e ambiente de trabalho.

3. Sou a pessoa certa

Deve ler previamente e entender bem quais os requisitos para o cargo. E depois, encontrar no seu currículo as experiências que mais o valorizam naquele âmbito e destacá-las durante a entrevista.

4. Eu sou capaz

Mesmo que o seu currículo não tenha muito em comum com o que é pedido, demonstre que é uma pessoa competente e que aprecia um bom desafio . Pode destacar alguns dos seus maiores feitos profissionais.

5. Estou disponível

Diga que está pronto para começar a trabalhar, imediatamente ou numa data próxima.

Antes de sair, lembre-se de perguntar sobre os prazos do processo de recrutamento, porque revela vontade de começar a trabalhar,  e ainda de agradecer ao entrevistador a oportunidade e o tempo dispensado.

Por último, deixamos uma sugestão de leitura. Judi James, "guru" britânica da linguagem corporal, partilha com os leitores todos os trunfos para enfrentar a entrevista com toda a confiança e sair dela com o emprego que ambiciona, no livro As melhores respostas em entrevistas de emprego.