Trabalho e carreira

5 apps que facilitam a vida a freelancers e empreendedores

5 min

Trabalhar por conta própria exige muita organização e capacidade de gestão do tempo e não só. Se está a precisar de ajuda a manter o foco no que é importante conheça cinco aplicações que podem ser ajudas preciosas.

Data de publicação 2022 M03 16

Quem trabalha como freelancer ou gere o seu próprio negócio enquanto empreendedor sabe que são muitos os desafios que tem de enfrentar. Se, por um lado, é muito apelativa a ideia de poder fazer o que mais se gosta, conciliando o trabalho com a vida pessoal por outro lado, a quantidade de tarefas que têm de ser asseguradas podem gerar alguma desorganização e frustraçao por querer fazer tudo em tempo útil. No entanto, saiba que para facilitar o dia a dia, existem várias aplicações que podem ajudar na gestão do tempo, na agilização de processos e até podem dar um empurrãozinho nos dias em que a criatividade está adormecida. Apresentamos-lhe algumas dessas aplicações e o que tem de fazer é apenas escolher as que vão passar a ser o seu braço direito:

Clockify – sabe mesmo quanto tempo dedica a cada projeto?

Responder a esta pergunta é provavelmente uma das maiores dificuldades de quem trabalha por conta própria. Mas conseguir fazê-lo com exatidão pode ser uma excelente mais-valia, desde logo porque permite fazer orçamentos mais realistas e não ficar a perder dinheiro, porque acabou por trabalhar mais do que o esperado e também para melhor saber o que faturar, como e a quem. A aplicação Clockify, totalmente gratuita,permite controlar o tempo dedicado a cada tarefa, planear atividades, gerir o custo por hora de trabalho e ainda perceber o grau de produtividade ao longo do dia e da semana. As opções disponíveis são inúmeras, mantendo todo o tempo de trabalho contabilizado no exato momento em que o mesmo decorre ou adicionado, posteriormente, permitindo até que se considerem diferentes valores por hora de trabalho. O que também ajuda é o facto de esta app funcionar em vários dispositivos – computador, tablet ou telemóvel – , permitindo manter o controlo do tempo alocado a cada projeto e disponibiliza também relatórios semanais, com elementos visuais, que mostram claramente como o tempo é usado em cada projeto, cliente ou tipo de tarefa.

Todoist – porque uma lista de tarefas é mesmo necessária

Todos sabemos que as listas de tarefas são imprescindíveis e aplicações com esse objetivo há muitas. Uma delas é a Todoist em que, uma das principais vantagens é a sua interface muito simples, minimalista e intuitiva que permite gerir com grande eficácia todas as tarefas e subtarefas, não só a nível individual, mas também no trabalho em equipa. Permite conexão com o e-mail, calendário, ficheiros e até com outras aplicações que já esteja a usar como a Dropbox, por exemplo, que se destina a garantir acesso permanente a ficheiros pessoais, independentemente do dispositivo usado. E porque nem todos os afazeres do dia têm a mesma importância, a Todoist possibilita estabelecer níveis de prioridade, assinalar favoritos e acionar lembretes. Ao mesmo tempo, pode ser usada não só para planear o trabalho, mas também para a logística familiar ou pessoal, como por exemplo as listas de supermercado que também cabem aqui, tornando possível delegar tarefas e aliviar o peso. Além disso, permite sincronizar com outros dispositivos de forma gratuita para quem tem até cinco projetos ativos e cinco colaboradores por projeto, com limite de 5 MB de uploads. Para quem precisa de trabalhar com mais liberdade, pode subscrever os pacotes Pro ou Business, por 4 ou 6 euros mensais, respetivamente.

Google Keep – anote, grave, registe e fotografe tudo

Se está sempre a tirar notas, gosta de registar pensamentos ou é daquelas pessoas que precisa de anotar logo as ideias antes que estas se esfumem, esta aplicação é para si. Muito simples e fácil de utilizar, o Google Keep permite criar notas em formato de texto e áudio, bem como a partir de fotografias, além de que classifica as anotações por cores. Tem ainda a interessante particularidade de permitir transcrever as mensagens escritas contidas numa fotografia (apenas na versão para computador), o que é particularmente vantajoso quando precisamos de passar para digital as notas de um caderno ou de um quadro. Permite a sincronização entre dispositivos e ainda tem a vantagem de poder ser usado para redigir e-mails ou publicações para redes sociais e enviar diretamente para a plataforma pretendida. Quem quiser, pode também usar para a elaboração de listas de tarefas simples, já que até dá para incluir caixas de verificação e configurar lembretes. E se a criatividade bater à porta, também permite fazer desenhos.

RescueTime – para quem precisa de manter o foco

Há alturas em que manter o foco é muito complexo e, mesmo que haja prazos para cumprir, é possível que se perca a noção do tempo que se passa nas redes sociais, por exemplo. Quem trabalha em regime de freelance precisa de estar especialmente atento a estas situações, já que a consequência poderá ser a quebra de produtividade. Com a aplicação RecueTime, é possível voltar a ter controlo sobre a forma como se gasta o tempo no trabalho, estando desenhada de forma a motivar (atribui uma meta diária de concentração ao utilizador) e a indicar quais os momentos do dia em que o foco é mais fácil de alcançar. Também alerta quando a concentração se está a perder ou se está a tentar gerir demasiadas tarefas em simultâneo. Quando é necessário um foco extra para terminar determinado projeto, é possível iniciar uma Sessão de Foco e o RescueTime irá bloquear as principais distrações e avaliar a performance. Está disponível uma versão de teste com duração de duas semanas.

Buffer – para simplificar a gestão das redes sociais

Uma das principais queixas de quem trabalha por conta própria é a quantidade de trabalho que é necessário assegurar sozinho, incluindo a gestão das redes sociais. A Buffer é uma aplicação concebida para facilitar esta tarefa, já que não só serve para administrar as redes sociais existentes, como também para avaliar o impacto de cada publicação, dando ainda um estímulo para conseguir aumentar o número de seguidores. Entre as vantagens desta app conta-se o facto de ser possível publicar a mesma publicação em várias plataformas em simultâneo e agendar publicações. Está disponível numa versão gratuita e em três modalidades pagas (Essentials, Team e Agency).

Se sente que está a precisar de reformular o seu método de trabalho para o tornar mais eficiente, para aumentar a produtividade ou para conseguir descansar um pouco mais, não hesite e, num intervalo entre tarefas, dê uma oportunidade a estas aplicações e instale-as.

IRS

Dúvidas ao entregar a declaração de IRS? Encontre aqui informação atualizada sobre as tabelas, reembolsos, prazos, dicas para poupar no IRS e muito mais!

Saiba como maximizar o seu reembolso de IRS

Impostos

Saiba como maximizar o seu reembolso de IRS

4 min
Os casais devem entregar o IRS em conjunto ou separado?

Impostos

Os casais devem entregar o IRS em conjunto ou separado?

2 min
Veja tudo o que pode deduzir no IRS em 2022

Impostos

Veja tudo o que pode deduzir no IRS em 2022

3 min
6 destinos inteligentes para a sua devolução do IRS

Impostos

6 destinos inteligentes para a sua devolução do IRS

7 min
Durante quanto tempo deve guardar as faturas para o IRS?

Impostos

Durante quanto tempo deve guardar as faturas para o IRS?

1 min
IRS Automático: saiba como funciona e se está abrangido

Impostos

IRS Automático: saiba como funciona e se está abrangido

3 min
IRS Jovem: a especialista responde às principais questões

Impostos

IRS Jovem: a especialista responde às principais questões

1 min