COVID-19

Máscaras: quando devemos usar?

2 min

As autoridades de saúde já avisaram várias vezes: se não tiver sintomas suspeitos de infeção por covid-19, não deve usar máscara. Perceba os motivos.

O Ocidente e o Oriente dividem-se nesta questão. Todos os dias, chegam imagens da Ásia e até mesmo apelos para usar máscara. No entanto, no Ocidente, os organismos de saúde desdobram-se em avisos no sentido contrário. Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) segue o mesmo princípio da Organização Mundial da Saúde. Se estiver saudável, sem sintomas suspeitos de infeção por covid-19, não deve usar máscara. Conheça as razões.

1. A máscara não protege quem a usa

A proteção da máscara funciona, apenas, numa direção: ao tapar a boca e o nariz de quem a usa impede que as gotículas lançadas atinjam outras pessoas. Ou seja, só é útil para impedir a propagação do vírus no caso de pessoas que já estejam infetadas.

2. Pode aumentar o risco de infeção

Para utilizar uma máscara é necessário seguir uma série de regras de segurança como: lavar as mãos antes de colocá-la, tapar a boca e o nariz sem deixar qualquer espaço entre a cara e a máscara, não tocar na máscara enquanto a usa, deitar a máscara fora assim que estiver húmida e, ao retirá-la, pegar pela parte de trás, deitá-la, de imediato, no lixo fechado e lavar as mãos. Quando estas recomendações não são seguidas, a máscara pode estar mal colocada ou devido ao contacto das mãos com a cara, aumentar o risco de infeção.

3. Dá uma falsa sensação de segurança

Ao utilizar máscara, pode pensar que está protegido e descurar outras regras de segurança fundamentais como: lavar as mãos; tapar o nariz e a boca com um lenço ou com o braço quando espirrar o tossir; evitar tocar na cara, olhos, nariz e boca; desinfetar com frequência objetos e superfícies de contacto em casa e no trabalho e manter a distância social de, pelo menos, um metro.

Desta forma, segundo as recomendações da DGS, só deve usar máscara se:

  • tiver sintomas suspeitos de infeção por covid-19
  • estiver a prestar cuidados de saúde a suspeitos de infeção por covid-19

A OMS acrescente ainda que deve usar se estiver a tossir ou espirrar. Se tiver dúvidas, consulte o site lançado recentemente pelo Governo e dedicado apenas ao tema do covid-19.