Poupar

3 pistas e 1 ferramenta para não ser enganado nos negócios à distância

1 min

Boas oportunidades de negócio não faltam. Comprar pela Internet é rápido, prático e, geralmente, mais económico. Mas exige cuidados redobrados. Saiba como detetar anúncios fraudulentos.

No universo virtual, os bons negócios estão por todo o lado. Basta ter tempo – e paciência – para encontrar ofertas que compensam largamente os preços em loja. De artigos de electrónica a decoração, móveis, sapatos, carros e até casas de férias, de tudo se compra na Internet. No entanto, todos os cuidados são poucos quando se trata de fazer um negócio à distância. Mesmo pessoas que costumam jogar pelo seguro, já caíram no conto do vigário, pagando, por exemplo, por paypal, artigos que nunca chegaram a ver.

Normalmente, os sites de artigos usados tentam combater este tipo de crime e deixam recomendações, uma das quais que todos os negócios se façam presencialmente. Essa é, obviamente, a situação ideal. Mas, na prática, ninguém vai de Beja a Braga comprar um telemóvel que está à venda por 60 euros, certo?

Se costuma procurar bons achados pela Internet, lembre-se de que o seguro morreu de velho. Partilhamos consigo três dicas e uma ferramenta que serão úteis na hora de detetar se um anúncio é confiável:

3 pistas

  • Desconfie de preços demasiado baixos;

  • Nunca adiante dinheiro e verifique se o site onde está a fazer o pagamento está marcado como seguro. Está sempre identificado com um cadeado;

  • Fique de pé atrás se o vendedor evita que o negócio seja feito presencialmente.

1 ferramenta preciosa

As Imagens do Google permitem tentar encontrar imagens iguais ou semelhantes à que está a ver no anúncio. Assim, é possível verificar se a imagem foi retirada de outro site ou banco de imagens, se aparece em outros anúncios ou se surge relacionada com relatos de casos de fraude. No Google Chrome, basta colocar o cursor do rato sobre a imagem e pressionar o botão direito do mesmo, clicando na opção Pesquisar esta imagem no Google. Os utilizadores de outros browsers, podem optar por copiar o URL da imagem e colá-lo aqui. O Google Maps e o Google Street View podem também ser utilizados para verificar moradas.