Poupar

20 ideias para poupar na conta da água

5 min

Pequenos gestos diários podem fazer baixar bastante a conta da água no fim do mês. Lembre-se que também está a ajudar a cuidar do ambiente

A conta da água, à semelhança de outras faturas importantes em casa, pode ser reduzida com a alteração de alguns hábitos. Pequenos gestos podem ter um impacto importante na conta final, além de poderem também ajudar o ambiente. Se 5 ou 10 euros lhe podem parecer pouco, imagine ao final de um ano ter conseguido poupar mais de 100 euros simplesmente porque adquiriu novos hábitos. Deixamos-lhes algumas sugestões para conseguir poupar na sua fatura:

1. Tenha atenção aos detalhes: Feche a torneira enquanto lava os dentes, as mãos ou faz a barba. Se por exemplo, encher o lavatório de água ou fechar a torneira enquanto se barbeia, pode poupar entre 10 a 30 litros de água por dia.

2. Encha um copo para lavar os dentes: Ao adotar este gesto já não irá precisar de mais do que essa quantidade para lavar os dentes e passar a escova por água. 

3. Opte por tomar duche em vez de banho de imersão: Esta opção vai ajudar a gastar menos 75% de água (um banho de imersão equivale a um consumo entre três a quatro vezes superior ao de um duche). Se, além disso, conseguir diminuir o tempo do duche para menos dois minutos do que o habitual saiba que vai poupar cerca de 40 litros de água. Não é fácil mas também não é impossível: tente ensaboar-se e aplicar o champô com a água desligada, por exemplo. Ao final do mês conseguiu poupar 1200 litros de água.

4. Use redutores de fluxo nas torneiras e chuveiro: Trata-se de uma peça que encaixa na torneira e que reduz o caudal em cerca de 50%. Há ainda opções semelhantes como torneiras eletrónicas com sensores - muito usadas em casas de banho públicas, por exemplo - ou ainda temporizadas, que desligam automaticamente após alguns segundos.

5. Rentabilize a água do banho: Enquanto espera que a água do banho aqueça, recolha a água fria com um alguidar e use-a para regar plantas, lavar roupa à mão ou até o chão da cozinha. Lembre-se que o que interessa é combater o desperdício. 

6. Tenha atenção ao autoclismo: Cada vez que o descarrega gasta de 10 a 15 litros de água. Uma das sugestões para contrariar o gasto desnecessário é a instalação de um botão de controlo. Um método mais tradicional é encher uma garrafa de água e colocá-la dentro do autoclismo.

7. Esteja atento às fugas de água: Uma torneira sempre a pingar, que não consegue fechar completamente pode custar-lhe mais de trinta litros diários.

8. Ensaboe primeiro a loiça suja: Com esta opção está a evitar que a água fique a correr sempre que liga a torneira. Se tem máquina de lavar, não passe a loiça por água antes de a lavar e encha-a até ao fim antes de começar um programa de lavagem.

9. Aplique as mesmas regras à máquina de lavar roupa: É enorme o desperdício de água que tem se puser a máquina a funcionar sem estar cheia. Sempre que não tiver alternativa, escolha programas mais económicos e rápidos. Escolha as máquinas mais económicas e opte por as usar na hora energética mais económica do dia: assim poupa nas duas vertentes.

10. Aproveite a água com que lava alimentos: Reaproveitar a água com que lava frutas e legumes para regar plantas ou pôr em jarras. Pode usar o mesmo princípio sempre que mude a água do aquário, por exemplo.

11. Ferva apenas água suficiente: Seja para fazer chá ou café ferva apenas o necessário, evitando gastar o que não vai usar na sua chávena ou caneca.

12. Tenha sempre água no frigorífico:. Assim consegue evitar que, quando tem vontade de beber água fresca, tenha que deixar a torneira a correr até a água arrefecer e estar à temperatura que deseja.

13. Tape a panela: Enquanto cozinha, reduza a quantidade de água que coloca na panela e tape-a para que o vapor de água possa cozinhar os alimentos. Além de poupar água, vai conseguir conservar as vitaminas e os nutrientes.

14. Use água fria sempre que possível para que possa poupar na água quente: Evite sempre descongelar alimentos com a água a correr - faça um esforço para descongelar naturalmente ou use o microondas.

15. Seja comedido na jardinagem: Sabe que a maioria das plantas morre por excesso e não por falta de água. Esteja atento à terra para saber se as plantas e flores precisam mesmo de água. Pode usar medidores de humidade para testar o solo. Outro truque de rega está relacionado com o relógio: durante o Verão regue as plantas do jardim de manhã ou ao fim da tarde, altura em que o dia está mais fresco e a água não evapora rapidamente. Programe os sistemas de rega de acordo com a hora mais fresca do dia e evite decorações de jardim como quedas de água ou fontes, a não ser que a água seja reciclada e reaproveitada.

16. Troque os filtros tradicionais da piscina: Escolha opções que permitem poupar água. Cobrir a piscina vai evitar a evaporação da água em 90% e fazê-lo poupar milhares de litros por mês.

17. Aproveite a chuva: Guarde a água em baldes para depois regar as plantas e o jardim, ou ainda para lavar partes da casa como pátios e varandas. Em todos os casos, evite o uso da mangueira.

18. Encha um balde e use uma esponja e detergente para lavar o carro: A mangueira é uma alternativa menos económica na hora de lavar o seu automóvel: em vez de 500 litros consumirá apenas 50.

19. Convoque uma reunião de família: É importante que todos saibam qual é o objetivo na hora de poupar no que quer que seja. Por isso, é essencial que todos sintam que fazem parte do processo de redução de consumo de água.

20. Aplique todas ou parte das dicas anteriores e faça, finalmente, contas: Compare as faturas de água do último mês com as dos meses anteriores. A diminuição do consumo vai trazer-lhe uma surpresa na conta total.

Aproveite algumas destas sugestões e comece a reduzir a sua fatura da água. A sua carteira agradece e o ambiente também.

 

Artigos relacionados:

Especial Animais

Dizem que os animais são os nossos melhores amigos, por isso criámos um especial para eles!

Cão à janela do carro vale multa pesada

Poupar

Cão à janela do carro vale multa pesada

1 min
10 receitas de comida para o seu cão feitas em casa

Poupar

10 receitas de comida para o seu cão feitas em casa

2 min
Tem um gato? Prepare-lhe refeições caseiras

Poupar

Tem um gato? Prepare-lhe refeições caseiras

2 min
Pode invadir uma casa para salvar um animal maltratado?

Direitos e Deveres

Pode invadir uma casa para salvar um animal maltratado?

3 min
Cão na creche, cão feliz.

Direitos e Deveres

Cão na creche, cão feliz.

5 min
5 despesas que pode evitar com animais

Poupar

5 despesas que pode evitar com animais

1 min
Como poupar nas despesas de veterinário

Poupar

Como poupar nas despesas de veterinário

4 min