Poupar

15 regras de ouro para poupar em todas as compras

4 min

Existem várias formas de poupar dinheiro em praticamente todas as compras que faz. Conheça 15 dicas para poupar em todas as compras.

1. Nunca compre novo se puder comprar usado

A primeira regra de ouro da poupança é a de evitar comprar novo, em especial aqueles bens que se desvalorizam rapidamente, como os automóveis. Comprar um carro em segundo mão pode significar uma grande poupança: um carro novo perde, em média, 63% do valor durante os cinco anos após ter saído do concessionário.

2. Compre em quantidade

Um truque para baixar o preço daquilo que compra é o de comprar em quantidade. Em especial artigos que não têm prazo de validade, como, por exemplo, as fraldas de bebé. Faça sempre as contas à unidade e avalie se compensa comprar mais para pagar menos por cada unidade. 

3. Não vá às compras sem uma lista para controlar as aquisições por impulso

Uma regra de ouro para não comprar mais do que deve está em fazer uma lista daquilo de que precisa e segui-la à risca. As compras por impulso acontecem, normalmente, com produtos de baixo valor. Mas, quando acontecem repetidamente, acabam por representar um grande peso no orçamento.

4. Opte por “marcas brancas” e genéricos

Muitas vezes, quando compra um produto, está também a pagar pelo nome da marca, sem que isso signifique uma mais-valia em termos de qualidade. No caso dos medicamentos, se optar por um genérico vai pagar menos pela mesma substância ativa.

5. Tente negociar um preço mais baixo

Sempre que fizer uma compra “grande”, como um carro ou uma casa, tente negociar o preço. Para obter uma descida de preço, comece por oferecer um entrada mais significativa e diminua o número de prestações a pagar.

6. Não seja o primeiro a adotar novas tecnologias

Se esperar um pouco, e não for o primeiro a comprar o modelo mais recente de telemóvel ou o computador com uma nova caraterística, isso significa uma poupança. Em relação à tecnologia, quanto mais esperar para comprar um determinado modelo menos vai pagar por ele.

7. Pense em comprar “a meias”

Existem compras que vale a pena partilhar. Se vive com alguém, pode partilhar o secador de cabelo, por exemplo. Se apenas corta a relva uma vez por mês, se calhar não precisa de comprar um cortador de relva sozinho. Pense em comprá-lo “a meias” com um familiar. 

8. Faça você mesmo

Aprenda a fazer algumas coisas que podem representar uma boa poupança. Desde aprender a fazer uma bainha a cozinhar um bolo de aniversário. E não se esqueça que aprender a cozinhar signfica poupar muitos euros em refeições.

9. Compare os preços

Compare os preços, seja do que for. Desde o preço do pacote de leite que compra todas as semanas ao eletrodoméstico que precisa de substituir. 

10. Cuidado com as promoções

Não se deixe levar pelos anúncios de preços baixos. Primeiro, confirme que o preço proposto se trata efetivamente de uma redução real ou apenas de uma estratégia publicitária. E tenha em mente que a divulgação de preços mais baixos pode, também, ser uma forma de o levar a comprar por impulso mais do que planeava.

11. Precisa mesmo de comprar?

Antes de decidir comprar alguma coisa, pense no assunto. Seja um par de calças novo ou substituir um pequeno eletrodoméstico que se variou, avalie quantas vezes utilizava o objeto em questão. Se calhar, até nem lhe sente a falta. 

12. Peça um cupão de desconto

Em muitos produtos, como os alimentares ou de limpeza, as marcas oferecem cupões de desconto como forma de dar a conhecer aos clientes os seus artigos. Muitas marcas enviam os descontos pelo correio se fizer o pedir através do site.

13. Compre na internet para obter descontos

A Internet pode ser uma via para poupar dinheiro. Muitos sites oferecem preços mais baixos do que nas lojas fisícas, mas não se esqueça de fazer contas aos portes do correio ou, se comprar numa loja em que os pagamentos não são realizados em euros, às taxas de câmbio.

14. Aproveite os benefícios de pagar com cartão de crédito

Deve ter sempre cautela no recurso aos pagamentos a crédito, mas o pagamento com o cartão de crédito pode trazer algumas vantagens. Comprar viagens de avião pode ser mais vantajoso, quer em relação ao seguro de viagem, quer em relação à obtenção de um desconto, em especial na compra de uma viagem com estadia incluída.

15. Pague sempre em dinheiro

Para ter noção de como gasta o seu dinheiro e, assim, conseguir poupar, evite realizar pagamentos com cartões, exceto em situações como a do ponto anterior. Ver o dinheiro a sair da carteira é uma forma eficiente de controlar quando gasta em cada compra.