Poupar

11 ideias para uma passagem de ano barata, em casa

3 min

Na festa de despedida do ano velho e celebração do novo ano é habitual cometer alguns excessos. Se procura sugestões para poupar na passagem de ano, descubra-as aqui!

Celebrar a passagem de ano não implica necessariamente gastar muito dinheiro. Pode optar por organizar uma festa em casa com os seus amigos e família e divertir-se gastando pouco. Fique com 11 sugestões para a comida, jogos e decorações da passagem de ano.

 

  1. Peça aos convidados para trazerem um prato para o jantar. Mesmo que a festa de passagem de ano seja em sua casa, peça aos convidados para trazerem uma “especialidade”. Faça uma lista partilhada daquilo que cada um se compromete a levar para que a ementa seja o mais variada possível e não se esqueça de pedir também as bebidas.

 

  1. Faça sangria de espumante. Em relação às bebidas, outra das formas de poupar, especialmente no espumante é fazer uma sangria. É também uma forma de tornar o espumante uma bebida mais festiva e atrativa para os convivas.

 

  1. Faça uma ceia. Se todos os convidados contribuírem com um prato, provavelmente vai ter comida a mais para o jantar. A alternativa está em dividir a comida e guardar uma parte para a ceia. Assim, o jantar torna-se mais leve. Estabelecer dois momentos de refeição também evita o desperdício alimentar.

 

  1. Comece tarde. Se o objetivo é o de celebrar a passagem da meia-noite em conjunto, marque o convívio para tarde. Se o jantar for cedo é provável que acabe bem antes das doze badaladas. E o mais provável é os convidados começarem a desmobilizar. Pelo contrário, se marcar o jantar para as 22h00, provavelmente vai terminar mais perto da meia-noite, tornando o convívio mais dinâmico e animado.

 

  1. Peça aos convidados para levarem algo engraçado que faça barulho. Uma das “tradições” características da passagem de ano, é a de fazer barulho para espantar o ano velho e receber o ano novo. Sugira aos convivas que pensem numa forma diferente de fazer barulho, para que produzam sons variados e originais.

 

  1. “Contrate” um fotógrafo. Para garantir que os melhores momentos são registados para a posteridade, nomeie um dos convidados para ser o fotógrafo ou fotógrafa oficial da festa. Peça, também, aos convidados que levem adereços e escolha o responsável pelas fotografias, para que todos fiquem com recordações.

 

  1. Peça aos convidados que escrevam uma resolução de Ano Novo. Arranje um caderno em branco e peça a cada um dos convidados que escreva uma resolução de ano novo. O caderno vai rodar entre todos os convidados e pode ser uma forma de gerar conversas interessantes, especialmente se nem todas as pessoas se conhecerem bem.

 

  1. Utilize recortes de papel para decorar. Uma forma de criar um ambiente diferente é a de comprar papel colorido, desenhar e recortar formas alusivas à época. Pode encontrar modelos gratuitos no Kidspot. Com uma simples linha de coser e um pouco de fita-cola, pode pendurá-los no teto.

 

  1. Use as fitas. Outra forma de decorar que fica em conta é utilizar as fitas da árvore de Natal. Pode pendurá-las em cima dos móveis, à voltas das janelas ou nas paredes. Pode comprar uma caixa com várias cores e, até, fixá-las com fita-cola.

 

  1. Use as decorações de Natal douradas ou prateadas. Outra forma de decorar de forma simples e barata está em recorrer a decorações de Natal, como bolas coloridas, por exemplo. Pode colocá-las em pontos específicos da casa, ou usá-las para fazer um centro de mesa.

 

  1. Acenda velas. Decorar com velas torna o ambiente mais aconchegante e intimista. Não precisa de investir demasiado. Procure bem e vai encontrar algumas velas perdidas lá em casa. Não se preocupe se forem todas diferentes: privilegie a quantidade e a diversidade.

Recibos Verdes e Trabalhadores Independentes

Para saber como funcionam os recibos verdes, quais as suas novas regras, ou todas as características de um regime de trabalhador independente, consulte os artigos desta página.

Está a trabalhar a recibos verdes? Conheça os seus direitos

Impostos

Está a trabalhar a recibos verdes? Conheça os seus direitos

2 min
Vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada

Impostos

Vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada

2 min
O IVA nos recibos verdes

Impostos

O IVA nos recibos verdes

2 min
Segurança Social de Trabalhadores Independentes: contribuições e isenções

Impostos

Segurança Social de Trabalhadores Independentes: contribuições e isenções

1 min
Trabalhador a recibos verdes: como conseguir crédito?

Crédito

Trabalhador a recibos verdes: como conseguir crédito?

1 min