Investimentos

10 melhorias que pode fazer em sua casa para lhe aumentar o valor

4 min
aumentar o valor da casa

Antes de tudo, comece por fazer uma revisão geral. Verifique se é preciso fazer obras maiores. Consulte engenheiros e especialistas para saber se é necessário fazer ajustes maiores – por norma os orçamentos são gratuitos – ou se podem tratar-se de pequenos consertos “faça você mesmo”. Não esqueça o telhado e substitua as telhas que já não estão em condições. Depois, não é que seja uma melhoria, mas mostre que conhece bem o bairro. Na hora de decidir cada detalhe conta. Mostre onde fica a mercearia, a farmácia ou outros serviços utéis e que estão mesmo ali, perto da habitação. 

  1. Instale um sistema de reaproveitamento de águas residuais. Parece um investimento de grande porte, mas não precisa de o ser. Se vive numa moradia com jardim, pense em instalar um depósito onde possa acumular a água usada dos banhos e dos lavatórios e, também, água da chuva. A água pode depois ser aproveitada para regar o jardim e significar uma grande poupança.

  2. Monte um sistema de controlo de temperatura. Quer tenha um sistema de ar condicionado instalado ou um sistema de aquecimento (através de ar ou água quentes) é importante instalar um sistema de controlo de temperaturas. Ter um termóstato em cada divisão permite conhecer a temperatura ambiente com maior precisão e isso significa poupanças. Assim, não corre o risco de aquecer ou arrefecer demais a sua casa e gastar energia de forma desnecessária.
  3. Atualize o sistema eléctrico. Se a sua casa é antiga e tem um quadro eléctrico com alguma idade, pense em substituí-lo. Faça alguma pesquisa de mercado e, se for caso disso, mude de empresa de distribuição de energia. Muitas vezes, um novo contrato implica um novo contador e pode, também, requerer um novo quadro eléctrico.
  4. Reforme as tomadas eléctricas e interruptores. Para valorizar a sua casa com um investimento relativamente baixo, mude as tomadas antigas e os interruptores. Mas não se esqueça que, para que o impacto final seja o esperado, até ao nível estético, o melhor é mudar, mesmo, tudo para que a transformação seja uniforme e não apenas o material que se encontra em mau estado.
  5. Mude a sanita e o tampo. A cozinha e a casa de banho são as divisões da casa que mais acusam o uso com o passar dos anos. Para que o futuro comprador não veja esses sinais de utilização, o melhor é mudar a sanita e o tampo. 
  6. Renove a banheira. Uma banheira com marcas de uso também não é agradável aos olhos de um futuro comprador. Algumas banheiras de casas mais antigas têm um acabamento em esmalte, um material que não resiste bem ao passar do tempo e ao uso continuado. Em último caso, pode apenas pintar com uma tinta própria e evitar uma despesa tão elevada. 
  7. Mude o pavimento. Se a sua casa tem um tipo de chão que já saiu de moda (como alguns padrões de mosaicos), pense em fazer uma renovação. Se não quiser investir em obras de fundo, analise a possibilidade de aplicar revestimento flutuante por cima do pavimento de mosaicos. É uma solução mais barata e que apresenta bons resultados finais a nível estético.
  8. Renove os estores. As persianas de plástico branco envelhecem rapidamente e podem até contribuir para tornar uma divisão mais escura do que realmente é. Avalie o estado de conservação dos estores e peça um orçamento para a substituição. Se não tem um orçamento folgado, avalie os estores que estão em pior estado ou aqueles que se encontram instalados em divisões que são naturalmente mais escuras.
  9. Mude as portas. A porta de entrada funciona como cartão de visita e contribui para a primeira impressão do comprador sobre a casa. Se habita numa moradia, avalie o estado de conservação da porta principal, mais sujeita à erosão provocada pelo clima. Pense, pelo menos, numa nova pintura. Em relação às portas interiores, quando mais escuras forem, menos luminosa será a casa. Pintá-las da mesma cor das paredes é uma boa forma de lhes dar um novo ar e tornar a casa mais luminosa, se utilizar uma cor clara.
  10. Renove a entrada. No caso de ter uma moradia, pense no percurso de acesso à porta de entrada. Mantenha o caminho limpo de pedras e ervas daninhas. Se a sua casa é um apartamento, não se esqueça do hall de entrada. É aí que se forma a primeira impressão sobre o imóvel. Torne esta divisão de passagem num lugar agradável: evite colocar demasiados móveis e pense na luz. Se o hall não recebe luz directa, coloque candeeiros e mantenha-os acesos quando receber os potenciais compradores.

Não deixe nada ao acaso na hora de colocar a sua casa à venda. Tenha em atenção todas as dicas anteriores e organize uma check-list para poder tirar o melhor partido na hora de vender o seu património.

 

Leia mais  Amortizar o crédito habitação é uma boa ideia?