Poupar

10 ideias para poupar nas compras de supermercado

2 min

Existem várias formas para conseguir reduzir a conta do supermercado. Nós fomos às compras e conseguimos poupar. Veja como.

A alimentação, higiene, limpeza e outros produtos que se compram no supermercado representam uma parcela importante do orçamento familiar. Se pensa que é impossível cortar nestas despesas, engana-se.  Todos temos de comprar os produtos de mercearia, frescos, limpeza, de higiene, entre outros, o problema está, muitas vezes, nos produtos a mais que se gasta sem necessidade. Seja por falta de planeamento, por fazer as compras à pressa ou tirar o fim-de-semana para ir ao supermercado fazer as compras grandes tendo apenas uma noção do que falta. Tudo isto se traduz, normalmente, numa conta maior.

As superfícies comerciais sabem das fraquezas dos consumidores e acredite que nada é deixado ao acaso. Tudo é pensado e feito para apelar ao consumo.

Para que, na próxima ida ao supermercado consiga manter as suas contas controladas, deixamos-lhes 10 sugestões:

  1. Faça uma lista de compras e não se desvie do que estipulou. Se já conhecer o supermercado ordene a lista pelos corredores de produtos. Assim poderá fazer as compras de forma mais rápida e eficaz e será mais fácil manter-se dentro do que tinha estipulado.  
  2. Evite ir às compras com crianças, que pedem produtos desnecessários a toda a hora. Vai acabar por fazer uma compra extra que não estava prevista.  
  3. Defina previamente um valor que pretende gastar e enquanto estiver às compras use a calculadora do telemóvel, ou uma que leve consigo, para manter os custos controlados.  
  4. Vá às compras com tempo para que tenha a possibilidade de comparar preços, ler os rótulos, verificar datas de validade e condições da embalagem, em vez de comprar o primeiro produto que lhe aparecer à frente.  
  5. Os especialistas aconselham a não ir ao supermercado com fome, porque acabará por comprar mais comida do que realmente necessita.  
  6. Compare o preço unitário de cada produto, sirva-se da calculadora se for preciso. Desta forma pode ficar a perceber que no caso dos produtos embalados, muitas vezes as embalagens maiores compensam.  
  7. Olhe as prateleiras de cima a baixo. Os produtos mais caros estão na linha dos olhos, mais acima ou mais abaixo estarão os mais baratos.  
  8. Consulte os folhetos de promoções da sua caixa de correio ou que estão na entrada do supermercado. Podem existir boas oportunidades.  
  9. Opte pelos produtos de marca branca. Muitos deles são de qualidade igual ou até superior aos de marca. Veja no rótulo porque alguns são feitos na mesma fábrica que os produtos de marca, mas podem chegar a custar menos 30 ou 50 por cento.

Conhecer bem o supermercado é um ponto a seu favor. Desta forma saberá onde terá de se dirigir para comprar o que precisa. Passear pelo supermercado quase sempre resulta numa conta maior do que estava planeado.

 

Artigos relacionados: