Poupar

10 alimentos sem prazo de validade

3 min

Quantas vezes deitou fora um alimento cujo prazo de validade tinha expirado, mas que estava próprio para consumo? O desperdício alimentar é um dos maiores desafios da atualidade. Desvendamos-lhe alguns alimentos que tem em casa e que não deve descartar após passarem de prazo.

Data de publicação 2022 M05 6

Cerca de 10% do desperdício alimentar está relacionado com a marcação da data de validade que vemos nas embalagens. Na prática, são alimentos que vão fora sem necessidade. O que é importante saber é que existem vários bens alimentos que nunca perdem a validade e que, por isso, continuarão em perfeitas condições para serem consumidos, mesmo após o prazo inscrito na embalagem. 

Pode parecer estranho consumir alimentos cujo prazo de validade tenha expirado, mas se souber em que casos pode fazê-lo em total segurança fica tudo mais simples.

Aprenda a prestar atenção aos rótulos, porque eles dão pistas. Em certas embalagens, pode ler “consumir de preferência antes de...”. É o caso de bens alimentares como massas, chás, cereais e muitos outros, que podem ser consumidos após essa data. Já quando no rótulo se lê “consumir até...”, tenha em conta que são alimentos perecíveis e que o consumo após esse prazo pode não ser seguro.

Tome agora nota destes dez alimentos que nunca perdem a validade:

1. Sal

Pode ser conservado ao longo dos anos e manter a mesma qualidade desde o primeiro dia. Deve ser armazenado num local fresco e seco. Se estiver bem fechado, mantém todos os nutrientes e a capacidade de salgar.

 2. Açúcar

Conservado num local fresco, o açúcar manter-se-á conservado durante anos. Deve mantê-lo bem fechado, de modo a evitar o endurecimento e a entrada de insetos, como as indesejadas formigas.

3. Arroz

A sua estrutura conserva os valores nutricionais e a qualidade dos grãos por tempo indeterminado. Mantenha o arroz bem fechado, num local seco e a temperatura amena, para impedir a entrada de ar e evita a criação de humidade. O mesmo não acontece com o arroz integral, que perde as suas qualidades mais rapidamente.

4. Café

Também o café solúvel, conhecido como o “café da avó”, nunca perde a validade. Para manter as suas propriedades após abrir a embalagem, conserve-o nessa embalagem e coloque-a dentro de um recipiente hermeticamente fechado.

5. Feijão

Conserve o feijão cru e estará a preservar, não só a sua qualidade, como também os seus nutrientes. No entanto, após algum tempo o feijão pode ficar mais rígido, o que irá exigir mais tempo na hora de o cozinhar.

6. Mel

Com o tempo, o mel tende a alterar a sua cor e a ficar cristalizado, no entanto, isto não impede o seu consumo. Caso pretenda, pode colocá-lo sem tampa numa panela com água quente e mexer até os cristais se dissolverem. Estará pronto a consumir.

7. Extrato de baunilha

Uma vez que é feito com álcool, o extrato de baunilha permanecerá fresco e manterá o sabor, mesmo que já tenha aberto a embalagem. Como se trata de um produto com um custo elevado, opte por comprar extrato de baunilha e não essência de baunilha, uma vez que esta última perde a qualidade mais rapidamente.

8. Bebidas alcoólicas

Guarde religiosamente aquelas garrafas que lhe ofereceram ou que passaram de geração em geração. Bebidas alcoólicas mais fortes, como é o caso do rum, da vodka ou do whisky, mantêm-se conservadas durante longos anos, desde que bem fechadas e guardadas em locais frescos e escuros. Com o passar do tempo, poderão perder ligeiramente o seu aroma, mas nada que comprometa o sabor e teor alcoólico.

9. Amido de milho

Também a famosa maisena, desde que bem fechada e conservada num local de temperatura amena, não se estraga.

10. Vinagre Branco

Não perde as características durante anos, desde que guardado em condições. Tape bem o vinagre e tome atenção para não o deixar ao sol na bancada da cozinha.

Guarde e partilhe estas dicas, amigas da sua carteira e do nosso planeta.

IRS

Dúvidas ao entregar a declaração de IRS? Encontre aqui informação atualizada sobre as tabelas, reembolsos, prazos, dicas para poupar no IRS e muito mais!

Saiba como maximizar o seu reembolso de IRS

Impostos

Saiba como maximizar o seu reembolso de IRS

4 min
Os casais devem entregar o IRS em conjunto ou separado?

Impostos

Os casais devem entregar o IRS em conjunto ou separado?

2 min
Veja tudo o que pode deduzir no IRS em 2022

Impostos

Veja tudo o que pode deduzir no IRS em 2022

3 min
6 destinos inteligentes para a sua devolução do IRS

Impostos

6 destinos inteligentes para a sua devolução do IRS

7 min
Durante quanto tempo deve guardar as faturas para o IRS?

Impostos

Durante quanto tempo deve guardar as faturas para o IRS?

1 min
IRS Automático: saiba como funciona e se está abrangido

Impostos

IRS Automático: saiba como funciona e se está abrangido

3 min
IRS Jovem: a especialista responde às principais questões

Impostos

IRS Jovem: a especialista responde às principais questões

1 min