Poupar

Como cumprir à risca as resoluções de ano novo

3 min

Não basta entrar no ano novo cheio de boas intenções ou com uma lista de 12 desejos. Para concretizar as suas metas para o novo ano, precisará de determinação. Deixamos-lhe algumas dicas para ajudá-lo a comprometer-se com os seus objetivos.

Ano novo, vida nova. É comum janeiro ser o mês de mudança, de estabelecer prioridades e metas. Emagrecer, deixar de fumar, poupar dinheiro ou montar um negócio são algumas das resoluções de ano novo mais comuns. Mas não basta querer, é preciso construir uma estratégia para se conseguir cumprir objetivos.

Tornar-se empreendedor

Se quiser tornar-se empreendedor, antes de abrir o seu próprio negócio deve estudar bem o mercado e perceber se o produto e/ou serviço é diferenciador e dá resposta a uma lacuna na oferta. Se for preciso, peça ajuda, há vários aceleradores de empresas e de ideias no país.

Encontrar um hobbie

Se não quer ter um negócio novo, mas apenas um hobbie com que se entreter, prepare-se bem. Se puder, faça um curso de especialização na área que pretende. O importante é não desistir, uma vez que vários estudos demonstram os benefícios de exercer atividades por prazer a nível físico e mental.

Ser mais saudável ou perder peso

Se o que pretende é tornar-se mais saudável, deve começar por mudar a sua alimentação. Comer menos carne, evitar os fritos e os doces e consumir mais leguminosas e fruta.

Fazer exercício, nem que seja 30 minutos a andar, vai torná-lo mais saudável e facilitar a concretização de outra meta: emagrecer. Porém, se tem quilos a mais e os quer perder, convém cumprir à risca um plano alimentar. Tente ser acompanhado por um nutricionista.  

Deixar de fumar

Acabar com o vício do tabaco é das resoluções mais difíceis de tomar, mas o início do ano é uma ótima altura para decidir fazer algo que fará muito pela sua saúde. Se acha que não conseguirá sozinho, lembre-se que hoje encontra à sua disposição uma série de ajudas para conseguir alcançar esse objetivo, desde pastilhas para deixar de fumar a toda a espécie de tratamentos.

Leia mais  Dicas simples para ser mais sustentável em casa

Ser mais produtivo

Se não tem horários e passa muito tempo do dia na cama de manhã, estabeleça horas para adormecer e acordar. Tente relaxar uma hora antes de dormir para que seja mais fácil conseguir fazê-lo e programe o despertador para tocar cedo. Assim, vai conseguir aproveitar melhor as horas de que dispõe e fazer o que mais gosta.

Destralhar a casa

No início de um novo ano, há quem ganhe consciência que tem muita ‘tralha’ em casa e que é preciso ver-se livre dela. Não receie fazê-lo. O segredo passa por arrumar a casa sozinho, sem música, e num único dia (agende-o no calendário). Junte todos os objetos por categoria, veja-os um por um para perceber o que cada um significa para si. Venda tudo o que não fizer sentido ou não lhe fizer falta. Desta forma conseguirá mais espaço livre em casa e ainda ganhará algum dinheiro.

Começar a ler mais

Se quer ler mais, mas não tem tempo, compre livros de bolso. Assim, não tem desculpas para não os ler nos transportes ou durante a hora de almoço. É mais saudável ler do que estar sempre ao telemóvel e ao computador. Esta opção também o ajuda a fazer um ‘detox’ digital.

Poupar dinheiro

Uma das mais importantes resoluções do ano pode ser a de poupar dinheiro. Para o fazer de forma rigorosa, abra uma conta poupança, tente renegociar contratos e evite despesas supérfluas. Veja aqui como controlar o orçamento familiar.